O Campeonato Brasileiro tem sete jogos neste domingo, no complemento da 11ª rodada, mas dois deles chamam a atenção por serem clássicos estaduais. No Rio, o Fluminense defende a liderança contra o Botafogo. E no duelo paulista, Santos e São Paulo tentam espantar a crise antes da semana decisiva que terão pela frente.

O Fluminense assumiu a liderança do campeonato na última quinta-feira, ao derrotar o Cruzeiro por 1 a 0. Depois disso, passou por uma grande turbulência com o convite da CBF para que Muricy Ramalho fosse o técnico da seleção brasileira. Mas o clube carioca não liberou seu treinador, que fica nas Laranjeiras.

Assim, com Muricy mantido no comando, o Fluminense entra em campo neste domingo, no Engenhão, para defender a liderança do Brasileirão. O problema é que o time terá o clássico contra o Botafogo, que vem motivado após arrancar um empate com o Palmeiras em São Paulo na última rodada – perdia por 2 a 0, mas chegou aos 2 a 2.

Enquanto os rivais cariocas entram em campo embalados, o clássico paulista deste domingo opõe dois times em evidente má fase. No recomeço do Brasileirão, depois da paralisação durante a disputa da Copa do Mundo, o Santos perdeu os três jogos que fez, enquanto o São Paulo teve duas derrotas e apenas um empate.

Por isso, o clássico paulista na Vila Belmiro é muito importante para o futuro dos dois times. Mesmo porque, eles esperam sair da má fase antes da semana decisiva que terão pela frente: na quarta-feira, o Santos recebe o Vitória na final da Copa do Brasil e o São Paulo visita o Inter na semifinal da Libertadores.

 Rival do São Paulo na semifinal da Libertadores, o Inter também entra em campo neste domingo no Brasileirão. Mas deve poupar diversos titulares diante do Flamengo, que espera se aproveitar da situação para sair do Beira-Rio com a vitória e poder entrar no G4, o grupo dos quatro primeiros colocados do campeonato.

Pensando em se manter no G4, o Ceará recebe o Palmeiras neste domingo no Castelão. Já o Corinthians também joga em casa, contra o Guarani, e pensa em voltar à liderança do campeonato – para isso, no entanto, depende de tropeço do Fluminense. E nos outros dois jogos do dia, Cruzeiro e Grêmio se enfrentam na Arena do Jacaré e Goiás e Atlético-PR fazem duelo no Serra Dourada.