O filme “Clube da Luta” é a próxima atração do projeto “Cinema d(e) Horror” que será exibido nesta quinta-feira (19), às 18h30, no Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, durante o período de reforma do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A entrada é gratuita, o filme tem duração de 140 minutos e a classificação é de 14 anos.

“Clube da Luta” (Figth Club) é um filme norte-americano, de 1999, dirigido por David Fincher, baseado em um romance homônimo de Chuck Palahniuk. O filme é protagonizado por Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonham Carter. Norton representa o protagonista anônimo, um “homem comum” que está descontente com sua vida e trabalho de classe média na sociedade norteamericana.

Por força das circunstâncias, forma um “Clube da Luta” com o nada convencional vendedor de sabonetes Tyler Durden, representado por Pitt, e se envolve com uma mulher desregrada, Marla Singer, representada por Carter. O filme tornou-se um sucesso comercial com o lançamento do DVD, estabelecendo-se como um filme “cult”.

Os direitos do romance de Palahniuk foram adquiridos pela produtora da 20th Century Fox, Laura Ziskin, que contratou Jim Uhls para escrever a adaptação do filme. A intenção de David Fincher com a violência foi a de servir como metáfora ao conflito entre uma geração de pessoas jovens e o sistema de valores da publicidade – perspectiva que se pretende discutir nesta edição do “Cinema (d)e Horror”.

O responsável pela mediação do debate após o término do filme será Rodolfo Ikeda, acadêmico do Mestrado em Estudos de Linguagens da UFMS e Gestor de Arte e Cultura do Museu da Imagem e do Som.

O projeto Cinema d(e) Horror tem como parceira a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, sendo coordenado pela professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e por Carol Sartomen, mestranda de Estudos Linguagens da UFMS.

Tem duas exibições mensais e conta com a participação de graduandos e mestrandos da área de Letras da UFMS para as exibições e mediações de debates de filmes que tratam da categoria “Horror” no plano das artes e conta também com a participação da sociedade campo-grandense.

Mais informações podem ser obtidas no Museu da Imagem e do Som, que fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559 – Centro, ou pelo telefone 3316-9178.