Inaugurado no dia 9 de julho, o Cine Cult de Fátima do Sul integrará a Mostra Nacional Vídeo Índio Brasileiro, que vai de 31 de julho até o dia 8 de agosto, com exibição de 19 vídeos em 101 cidades brasileiras. Na telona, visões e versões sobre o que é ser indígena. Graças as administração inovadora da Prefeita Ilda que apoia integralmente o projeto cultural, os espectadores de Fátima do Sul poderão assistir aos filmes dessa mostra nacional.

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Turismo através da Divisão de Cultura promoverá a exibição dos vídeos na Casa da Cultura que fica na Praça Getúlio Vargas. O Diretor de Cultura Vinicius Oliveira informa que os filmes devem ser exibidos também em escolas estaduais e ressalta que que a mostra nacional é gratuita.

Vídeo índio Brasil 2010

Muitas produções são de autoria, execução e edição de indígenas, que realizaram os vídeos através do projeto do Ministério da Cultura, chamado Vídeo nas Aldeias. É uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre o folclore, a história e a resistência dos primeiros povos brasileiros, narrada na voz dos protagonistas desse roteiro. O tema do Vídeo Índio Brasil 2010 é “A Imagem dos Povos Indígenas no Século XXI”, e ressalta a importância de dar visibilidade social aos povos indígenas através, também, dos e meios audiovisuais e veículos de comunicação.

A mídia pouco fala sobre a realidade indígena. Quando se refere aos índios, os meios de comunicação evidenciam problemas e reforçam os paradigmas da sociedade não-indígena como sendo melhores do que os costumes e modo de vida dos índios.

O Vídeo Índio Brasil busca revelar a identidade e as tradições das populações indígenas, visando fortalecer e divulgar a cultura indígena no Mato Grosso do Sul e no Brasil. Ao divulgar as múltiplas imagens dos índios brasileiros, o Vídeo Índio Brasil estará contribuindo para a difusão de cenários e belezas que nem sempre são mostrados pela mídia.