O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, relatou na noite desta segunda-feira (26) ter apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva as “propostas de paz” do governo da Venezuela em relação à crise diplomática com a Colômbia, intensificada na última semana.

“A Venezuela é um governo de paz, com vocação unitária sul-americanista”, afirmou Maduro, após uma reunião de quase uma hora com o presidente Lula, em Brasília.

“Chávez é um combatente pela integração”, acrescentou o chanceler, sem detalhar o conteúdo das propostas discutidas com Lula.

O secretário-executivo do Ministério das Relações Exteriores, Antonio Patriota, ressaltou o interesse do Brasil em ajudar a reatar as relações das duas nações vizinhas.

“Estamos trabalhando para garantir a confiança e manter tranquila a situação até a transferência da presidência”, afirmou Patriota, em referência à transição na chefia do governo colombiano, em 7 de agosto, quando se encerra o governo de Álvaro Uribe, o presidente eleito, Juan Manuel Santos, assume o cargo.

Os detalhes da proposta venezuelana serão apresentados aos demais países vizinhos, na reunião de chanceleres da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), na próxima quinta-feira (29), em Quito (Equador).