Até o próximo dia 10 de setembro a Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Conab/MS) realiza o Censo dos Armazéns 2010 em todo o Estado. O trabalho vai percorrer a fronteira e região de Dourados e irá atualizar o Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras de todo o País.

Os técnicos estão visitando unidades em Ponta Porã e na grande Dourados. De acordo com a Conab, a atualização do cadastro poderá impactar em aumento da capacidade de estocagem, fortalecendo a estratégia de armazenagem de alimentos.

Até o final do ano, o Censo será concluído em todo o Brasil. Serão avaliadas a localização, características técnico-operacionais, capacidade e importância das unidades para o desenvolvimento da produção agrícola. O objetivo principal é fazer uma varredura completa no sistema de armazenagem e identificar as alterações nas áreas de processamento e armazenamento em Mato Grosso do Sul.

“Através do conhecimento dos números exatos dos locais de armazenamentos de grãos, a cadeia produtiva pode maximizar suas operações e o governo tanto federal quanto estadual pode utilizar os dados obtidos no recadastramento como ferramenta de fundamental importância para planejar ações de políticas públicas e suprir as deficiências da cadeia produtiva”, ressalta o superintendente Regional da Conab em Mato Grosso do Sul, Alfredo Sérgio Rios.

Atualmente, o Brasil possui capacidade de estoque em 134,7 milhões de toneladas de produtos, sendo 80,7% a granel e 19,3% convencional. Em Mato Grosso do Sul, são 858 unidades armazenadoras, com capacidade estática de 6.933.547 toneladas, representando 5,15% do total no País.

O Censo vai cadastrar pessoas físicas ou jurídicas, públicas e privadas, como proprietários, locatários, arrendatários ou cessionários e que possuem armazéns em ambiente natural. As unidades poderão ser consideradas aptas ou não para as atividades de armazenagem.

No município de Ponta Porã encontram-se 16 unidades no sistema convencional com capacidade de armazenamento de 137.545 toneladas. No sistema granel, são 59 unidades, que poderão armazenar um total de 351.612 toneladas.

Convencional e Granel somados estimam capacidade de armazenagem de até 489.157 toneladas em 75 unidades distribuídas em todas as regiões de Ponta Porã.

As unidades armazenadoras identificadas para grãos e fibras serão cadastradas através de um boletim com código do cadastramento do armazém (CDA), nas modalidades convencional, granelizada e unidades emergenciais. Essas informações irão atualizar os dados existentes como por exemplo, se houve alguma mudança no nome do proprietário ou no tamanho do armazém, com latitudes e longitudes exatas. Os dados estarão no site da Conab através do Sistema de Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras (Sicarm).

Sicarm

Sistema de Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras (Sicarm) é um aplicativo desenvolvido pela Conab que provê o cadastro e acompanhamento de unidades armazenadoras junto à companhia, contemplando todo o seu ciclo de vida: cadastro, impedimento, credenciamento e descredenciamento de armazéns, cadastro de contrato, termo aditivo, termo de rescisão, impedimentos, descredenciamentos e recredenciamentos de agentes, registro de perdas de estoque e informações relativas às ofertas de armazenagem existentes nas diversas regiões do País.

O Sicarm é integrado ao Sistema de Cadastro de Fornecedores (Sicar), correspondente a um dos sistemas estruturantes do governo federal, assim como ao Sistema de Cadastro de Inadimplentes da Conab (Sircoi).