Com o objetivo de fortalecer a economia local com o apoio aos pequenos produtores o Prefeito de Angélica, João Cassuci (PDT) desenvolve diversos projetos de incentivo ao fortalecimento da agricultura familiar, entre eles está à implantação da “Casa do Mel” no município que irá facilitar e incentivar o trabalho dos apicultores da cidade de Angélica.

O projeto da Casa do Mel é desenvolvido em parceria com a Associação dos Apicultores de Angélica – Apiang. A prefeitura de Angélica disponibilizou o local para a instalação da Casa do Mel e através de uma emenda do Ministério de Desenvolvimento Agrário com contrapartida do município realizará a compra de diversos equipamentos.

Entre os equipamentos que serão adquiridos para equipar a Casa do Mel estão duas centrífugas, uma máquina envasadora para frascos de mel e um conjunto de produção de sache de mel. Também será adquirido um veículo tipo furgão para a entrega dos produtos comercializados, ao todo os investimentos na compra de equipamentos e do veículo ultrapassam a quantia de R$ 126 mil.

A prefeitura de Angélica também realizou a reforma completa do prédio onde será instalada a Casa do Mel e a sede da Associação dos Apicultores. Segundo o presidente da Associação dos apicultores, Ademir Facincani “a compra destes equipamentos irão facilitar o beneficiamento do mel e melhorar a renda dos apicultores que em sua maioria são produtores da agricultura familiar” segundo ele a Casa do Mel de Angélica terá capacidade para atender os apicultores de dez municípios da região do Vale do Ivinhema, além dos mais de 40 apicultores cadastrados na associação de Angélica.

O projeto tem o apoio da Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) que realiza o acompanhamento dos trabalhos dos apicultores através de orientações técnicas. Segundo Ademir Facincani o prefeito João Cassuci (PDT) está sempre pronto para colaborar com as necessidades dos apicultores do município e o apoio recebido da administração municipal é fundamental para a Associação.

A Casa do Mel de Angélica, que fica na rodovia MS – 141 na entrada da cidade no setor industrial deve começar a funcionar em breve, pois já foi realizado o pedido junto á Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) do SIE (Serviço de Inspeção Estadual) e da documentação necessária para a comercialização do mel e a compra dos equipamentos encontra-se em processo de licitação.