A Caixa Econômica Federal movimentou R$ 8,5 bilhões com cartões de crédito de janeiro a agosto deste ano, o que representa um aumento de 27% em relação a igual período do ano anterior. Apenas no mês passado, a instituição movimentou R$ 1,18 bilhão.

O resultado mensal, segundo o banco, confirma a tendência de crescimento verificada no primeiro semestre – quando o faturamento do cartão de crédito da Caixa também cresceu 27% em relação ao primeiro semestre do ano passado, enquanto o mercado teve expansão de 21%. Conforme a instituição, as taxas de crescimento estão acima do registrado pelo comércio varejista no Brasil, que apresentou 11,5%, e da produção industrial, de 16%, segundo dados do IBGE.

A base de cartões da Caixa dobrou de tamanho nos últimos quatro anos, atingindo em junho mais de cinco milhões de cartões emitidos. Apesar do expressivo crescimento, o banco considera que sua carteira de cartões de crédito ainda possui um grande potencial de crescimento, principalmente com o acesso das classes emergentes aos serviços bancários.