Acontece amanhã, sábado (13.02), a abertura oficial da grande festa que é esperada para o carnaval 2010 em Campo Grande.. Os eventos serão divididos entre a Avenida Fábio Zahran (Via Morena), Avenida Fernando Corrêa da Costa e a Esplanada dos Ferroviários, no Armazém Cultural.

O desfile na Via Morena será entre as ruas Américo Carlos da Costa e Margarida, no sábado (13) e no domingo (14) a partir das 19h30. A primeira escola a se apresentar é a Herdeiros do Samba, formada apenas por crianças. A Escola Mirim mostrará ao público o samba enredo “As Quatro Estações”. O desfile oficial da Herdeiros do Samba é feito em parceria com as demais escolas, que cedem as crianças para participar.

A festa continua com as outras duas escolas do Grupo de acesso. A “Acadêmicos do Pró Morar” se apresenta as 20h15 com o tema “Respeite a Vida no Trânsito, não beba, não corra, não mate e não morra” e traz uma lição de conscientização e valorização da vida.

Em seguida, a partir das 21h30 é a vez da escola Unidos do Aero Rancho se apresentar com o enredo “Os imortais e a Arcádia Pantaneira”, relembrando os escritores sul-mato-grossenses.

Após o grupo de acesso, duas escolas do grupo especial irão se apresentar na Via Morena. A Escola União do Buriti desfila as 22h25 com o enredo “O Pantanal é aqui”. O objetivo, segundo os organizadores, é mostrar um pouco do que é da nossa terra. A União do Buriti será a primeira escola do grupo especial a desfilar na Capital.Para fechar a noite, a Unidos do São Francisco entra na Avenida às zero hora com o enredo “São Jorge meu Protetor”.

Continuando a programação da Via Morena, no domingo (14) desfilarão as demais escolas do grupo especial. A festa começa as 19h15 com a escola Cinderela Tradição do José Abrão. Com o intuito de levar um pouco do imaginário infantil para a avenida, a Cinderela tem como samba enredo “Pintando o Sete, Brincando de Ser Criança”. Dando mais cor, alegria e movimento a escola, personagens como Peter Pan, Joãozinho e Maria e o Soldadinho de Chumbo farão parte da apresentação na Avenida.

A próxima a se apresentar é a Catedráticos do Samba, que fala dos 100 anos do time de futebol Corinthians com o enredo “Sou louco por ti Corinthians, Dos campos de várzea para uma nação de guerreiros, uma história de paixão e vitórias”. A previsão de desfile será às 20h30.

As 21h45 entra em cena a Tradição do Pantanal, com o enredo “Água, fonte da Vida. Sabendo usar não vai faltar”. O diferencial é que a Tradição mostrará que a conscientização proposta pelo enredo começou com os próprios componentes, que utilizaram materiais reciclados para a composição de grande parte das fantasias.

A Igrejinha, vice-campeã de 2009 fala sobre a Rua 14 de Julho, palco de grande parte do desenvolvimento de Campo Grande associada a uma das mais famosas revoluções da história, a queda da Bastilha. Para contar essa história, o nome escolhido para o enredo é “14 de julho, da Bastilha à Folia, uma revolução de Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. A escola desfila às 23 horas.

Já O Grêmio Recreativo Unidos do Bairro Cruzeiro, com o enredo “Vermelho na Arena, Cruzeiro na Passarela, Garantido em Campo Grande, somos Vermelho de paixão”, mostrará para os presentes um pouco da história do Boi Bumbá da cidade de Parintins, localizada no estado do Amazonas. Para abrilhantar a apresentação na Via Morena, o carnavalesco da escola Luiz Alex da Silva Guedes garantiu que já está confirmada a presença do boi de pano original, o mesmo utilizado nas tradicionais festas amazonenses. O desfile será as 00h45.

Fechando os desfiles das escolas do grupo especial, A Unidos da Vila Carvalho, campeã de 2009, leva até a Concha Acústica o enredo “África todos os Deuses, Todas as Raças”. Está previsto que a escola entre as 2 horas na Avenida.
A apuração do desfile das Escolas de Samba será na terça-feira (16) a partir das 17 horas na Concha Acústica Família Espíndola. A premiação das campeãs será na sexta-feira (19) no mesmo local, às 18 horas.

Blocos

Ao contrário do que aconteceu em 2009 quando o desfile dos blocos foi realizado na Via Morena, no Carnaval 2010 a apresentação será na segunda-feira (15) em frente ao Armazém Cultural as 19h30. Todos os eventos do Carnaval 2010 têm entrada gratuita e são abertos ao público em geral. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Fernando Corrêa – A tradicional festa realizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa que espera, para 2010 cerca de 50 mil foliões, será realizada entre os dias 13 e 16 a partir das 21 horas. Para animar o público, sobem ao palco Pattyy e Banda e Renata Guerreiro. Nos dias 14 e 16 os jovens poderão curtir a matinê as 17h30.

Pattyy começou sua carreira ainda criança, cantando música Gospel acompanhada ao violão por seu pai e na voz por sua mãe. A partir dos sete anos de idade passou a participar como cantora em concursos infantis.

A banda se apresenta atualmente em diferentes estilos e ritmos com várias influências do axé, pagode, frevo, pop, rock, reggae, funk e dance. Seu repertório é amplo e diversificado e, além de suas composições, inclui sucessos de artistas da música brasileira como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Wanessa Camargo, Tânia Mara, e de artistas de renome internacional, como Mariah Carey, Shakira, Avril Lavigne e Whitney Houston.

Renata Guerreiro foi a primeira vocalista do grupo Axé Blond, no qual permaneceu por dois anos. Já participou de vários programas de televisão, Renata retorna ao cenário nacional após longa turnê pela Europa. Entre os críticos, o destaque é para a originalidade de cantora, além de performance e potência da voz. (As informações são da assessoria da Fundac)