No próximo fim de semana, dias 14 e 15 de agosto, a capital sul-mato-grossense recebe aproximadamente 270 atletas para a final do Campeonato Brasileiro de Judô – Sub 13, masculino e feminino. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis (Guanandizão) e reunirá judocas entre 11 e 12 anos, de 25 estados brasileiros.

Mato Grosso do Sul competirá com o número máximo de atletas permitido por federação (16 judocas), por conta da liderança que o Estado conquistou no Campeonato Brasileiro Regional de Judô deste ano, quando foi campeão de medalhas em Campo Verde-MT. Serão oito competidores na categoria masculina e outros oito na feminina.

O presidente da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS), Cesar Paschoal, destaca que há grandes expectativas de que os atletas do Estado sejam medalhistas no campeonato, uma vez que Mato Grosso do Sul é tradicionalmente um dos estados mais fortes na categoria de base do judô no país. “Temos atletas muito bons de 11 e 12 anos no Estado. Certamente eles serão as promessas de grandes nomes para as Olimpíadas de 2020”, destaca.

Os campeões (masculino e feminino) se classificam automaticamente para disputar o campeonato Pan-americano, que este ano será no Panamá. Já os vice-campeões ficam classificados para lutar no Sul-americano, que será realizado no Uruguai.