Capital busca parceria suíça para reduzir violência no trânsito

A Prefeitura de Campo Grande está firmando uma parceria com a “Global Road Safety Partnership, GRSP”, uma instituição de Genebra, na Suíça, especialista em prevenção de acidentes de trânsito. Na próxima segunda-feira (15/03) será realizada uma reunião de trabalho com o representante no Brasil da GRSP, José Cardita, e representantes das secretarias municipais de Saúde […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Prefeitura de Campo Grande está firmando uma parceria com a “Global Road Safety Partnership, GRSP”, uma instituição de Genebra, na Suíça, especialista em prevenção de acidentes de trânsito. Na próxima segunda-feira (15/03) será realizada uma reunião de trabalho com o representante no Brasil da GRSP, José Cardita, e representantes das secretarias municipais de Saúde (Sesau), Educação (Semed) e Trânsito (Agetran). O encontro está marcado 9h30, no auditório da Santa Casa.

De acordo com a gerente técnica do Núcleo de Prevenção de Violências da Sesau, Maria Sueli Nogueira, a empresa escolhida apresentou excelentes resultados nos municípios do país em que desenvolveu o projeto. “Nas cidades em que a GRSP implantou a estratégia preventiva houve uma redução drástica dos acidentes de trânsito”, assinalou.

Uma equipe da Sesau foi conhecer de perto a situação de São José dos Campos (SP), uma cidade semelhante a Campo Grande em termos de número de habitantes e frota de veículos. Há três anos, o município paulista começou a receber a assessoria da GRSP na prevenção dos acidentes de trânsito. “O município teve uma redução de 62% nos acidentes com feridos graves e fatais”, informa Sueli.

Nos dados registrados em São José dos Campos, no período de três anos, o total de feridos graves passou de 703 para 244 pessoas, enquanto o total de casos fatais passou de 65 para 48 pessoas. Também foi notificada a redução de 12,3% nos dias de internação hospitalar, que demonstra o atendimento a pacientes com ferimentos mais leves, resultantes de acidentes menos graves.

Comitê Municipal – Para acompanhar o desenvolvimento e o monitoramento das ações de prevenção contra os acidentes de trânsito, a prefeitura criou um Comitê Municipal constituído, principalmente, por representantes da Sesau, Agetran e Semed. “Buscamos, nessa parceria gratuita com a GRSP, reduzir os acidentes graves e fatais, bem como o número de internações hospitalares em Campo Grande”, explica a gerente do Núcleo de Prevenção de Violências da Sesau.

Segundo Maria Sueli, o investimento para diminuir a violência no trânsito será de médio ou longo prazo. “É porque a estratégia envolve o comportamento humano, principalmente as atitudes de imprudência como dirigir em alta velocidade ou após ingerir bebida alcoólica”, pontua.

Mas existe confiança, por parte do poder público, quanto aos resultados que serão obtidos com a assessoria da empresa internacional. “Essa nova sistemática de trabalho, que pretende monitorar e intervir nos fatores de risco que desencadeiam os acidentes e violências no trânsito, deve promover mais segurança, saúde e qualidade de vida para a população”, finaliza Maria Sueli.

Conteúdos relacionados