O período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está superlotando o posto de Identificação do Centro, local onde as pessoas devem se dirigir para tirar a carteira de identidade (RG – Registro Geral). O Instituto de Identificação, órgão delegado da Coordenadoria Geral de Perícias, emite aproximadamente 250 vias de identificação.

De acordo com a perita papilocopista Valdeci Santos, responsável pelo Instituto localizado no Centro, além do prazo de inscrições do Enem, que termina no dia 9, este período marca uma demanda grande de pessoas que querem viajar com cruzeiros para países do Mercosul. “Além dos cruzeiros, o que agrava a situação também é uma norma da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que pede para aqueles que querem viajar para o exterior que tenham a carteira de identidade dos últimos dez anos.

Segundo a perita, a superlotação nesse posto do Centro também acontece porque é o único centro que tira a 2ª via na hora. “Estamos recebendo jovens, que querem se matricular no Enem, de vários municípios do Estado que vêm para a Capital, para tirar a 2ª via do RG”, explica a perita, que informa que infelizmente o posto não conseguirá emitir os registros em tempo hábil para a inscrição do Enem. De acordo com o posto localizado no Centro, o aumento da demanda também provoca alteração no prazo de entrega do documento, que se torna maior, podendo chegar até a 60 dias, no caso da 1ª via.

Valdeci alerta para os jovens a importância em tirar os documentos de registros antecipadamente. “Por conta do tempo dos períodos de inscrições de Enem, vestibular, entre outros, procurem o posto de identifcação o mais rápido possível”. Ela ainda orienta aqueles que tenham extraviado o RG, que antes de solicitar a 2ª via verifiquem se este não se encontra no setor de achados e perdidos dos Correios.”

Procedimentos

Para agilizar o atendimento, o cidadão precisa levar os documentos necessários com o comprovante de pagamento da guia emitida pela internet. Para emissão de primeira via da carteira de identidade e alteração de dados é necessária a certidão de nascimento ou casamento original e uma cópia. Para a segunda via, são necessários os mesmos documentos com o boletim de ocorrência (em caso de extravio ou roubo da carteira de identidade). O custo para expedição da 1ª via do RG é de R$ 21,35 e R$ 56,92 para a 2ª via.

Serviços

Posto de Identificação – Centro – rua Aquidauana, 88 3384-3100/3382-2432

Prático – bairro Cel. Antonino – rua Santo Ângelo, 51 (ao lado do terminal General Osório). Fone: 3314-4774.

Prático – bairro Aero Rancho – avenida Marechal Deodoro, s/n – (em frente ao terminal do Aero Rancho). Fone: 3314-6281.

Prático – Vila Concórdia – avenida Guri Marques, 5111 (em frente ao terminal Guaicurus). Fone: 3317-2820