Candidatos à Presidência usam apoio de artistas na web

Tradicionalmente marcada pela participação ativa de atores e cantores, a campanha eleitoral deste ano conta com o apoio da internet para que os eleitores e fãs saibam quais candidatos serão apoiados por seus artistas preferidos. No site da campanha de Dilma Rousseff, estão disponíveis desde ontem vídeos em que a cantora Alcione e a atriz […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Tradicionalmente marcada pela participação ativa de atores e cantores, a campanha eleitoral deste ano conta com o apoio da internet para que os eleitores e fãs saibam quais candidatos serão apoiados por seus artistas preferidos. No site da campanha de Dilma Rousseff, estão disponíveis desde ontem vídeos em que a cantora Alcione e a atriz e jornalista Hildegard Angel declaram voto à petista. Vídeos com depoimentos dos cantores Lenine, Adriana Calcanhotto e Maria Bethânia estão no site da campanha de Marina Silva (PV). Entre os sites dos principais candidatos, somente o de José Serra (PSDB) ainda não explorou a possibilidade, embora o candidato já tenha recebido publicamente o apoio do ator Carlos Vereza e do poeta Ferreira Gullar.

Ao defender o voto em Dilma, Alcione prega o fim da discriminação e da violência contra as mulheres e a continuidade das conquistas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Temos uma pessoa que conhece o Brasil, que está junto com Lula, trabalhou tanto com ele e acompanha todas essas nossas mazelas. Ela conhece aquilo de que precisamos daqui pra frente. Ela só vai fazer avançar todos esses projetos que temos pela frente”, diz a cantora.

Alcione não cita o nome do governador e candidato à reeleição do Rio de Janeiro, Sergio Cabral (PMDB), mas deixa claro que apoia sua candidatura. “O Rio de Janeiro não pode perder essa harmonia que tem com o governo federal. O Rio de janeiro já sofreu muito e eu entendo que depois de meia noite tem que clarear. E está clareando pro Rio de Janeiro, está clareando com o Lula, com o prefeito, com o governador e com Dilma.”

Filha da estilista Zuzu Angel e irmã do ex-militante político Stuart Angel Jones, mortos durante a ditadura militar, Hildegard Angel faz um testemunho emocionado em apoio à candidatura de Dilma. Ela chora ao lembrar dos familiares e compará-los à Dilma, que também militou contra o regime. “Qualquer ser humano que se submeta à tortura, à prisão, à toda sorte de medo e perseguição em nome de um ideal, do bem estar de seus compatriotas, da liberdade do País, como foi o caso da minha mãe e do meu irmão, que deram suas vidas pelo Brasil, uma pessoa que faz isso é uma pessoa especial. Uma pessoa que abre mão de si e de sua própria vida é uma pessoa diferente”, afirma.

 “Eu acho que o Brasil mesmo sendo passado a limpo, não pode deixar de ter memória. A memória é fundamental, você não anda pra frente sem olhar para trás. Tenha coragem de se comprometer e de se colocar. É pelo nosso País, nossos filhos, nosso netos, nosso Brasil. Comprometa-se com seu depoimento, vote na Dilma”, diz.

No site de Marina, além de um depoimento, a cantora Adriana Calcanhotto canta um jingle em homenagem à candidata. “Ela é da Silva, ela é da selva, ela é Marina, vamos com ela”, diz um trecho da canção. Adriana parafraseia o presidente Lula e diz que “nunca na história desse País tivemos um pleito tao democrático e com pessoas tão preparadas”. “Acho que os outros candidatos são muito preparados, mas o momento agora é da Marina”, afirma.

 Em outro vídeo disponível no site de Marina, Maria Bethânia diz “ter a alegria de votar na Floresta Amazônica”. “Marina, espero você. O Brasil precisa da sua alegria, da sua força, do seu olhar sereno e tão forte, do seu coração do meio da selva, da sua novidade para esse País. A filha da floresta vem aí”, afirma. Já Lenine destaca a origem e o perfil de Marina. “Eu acho extremamente revelador hoje o Brasil, nesse momento em que a gente está, ter uma candidata com o perfil que ela tem. É extremamente revelador sendo ela quem é, vindo de onde vem. Eu sou mais Marina, eu sou mais um.” 

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)