A Prefeitura de Campo Grande, por intermédio do Instituto Municipal de Tecnologia da Informação – IMTI, participou do II Fórum Nacional de Cidades Digitais que aconteceu em Brasília. Em sua segunda edição, o evento teve como objetivo reunir expoentes nacionais como órgãos da administração pública federal, estadual e municipal a fim de debater políticas públicas relacionadas à implantação e operação de Cidades Digitais no país.

Neste Fórum discutiram-se temas como “banda larga” e desenvolvimento econômico e social; os programas de Governo para a “inclusão digital”; a implantação das Cidades Digitais; os serviços e as tecnologias disponíveis para os municípios. Campo Grande foi apresentada no Fórum como um caso de sucesso de Cidade Digital, em função da redução do custo operacional da infraestrutura de Telecon.

Com a implantação do Plano Nacional de Banda Larga – PNBL pelo Governo Federal será aberta uma nova era na banda larga. A ideia foi colocar em debate como a infraestrutura de conexão em alta velocidade a ser provida pelo PNBL terá impacto nos municípios brasileiros.

O conceito de Cidade Digital é assegurar ao cidadão o acesso a informações e serviços por meio de infraestrutura de telecomunicações e internet gratuita, em toda sua área geográfica. Viabilizar esse projeto demanda um planejamento estratégico que possibilite atender gradativamente às necessidades de cada município.