A partir de amanhã (4), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) começam a desenvolver a campanha Volta às Aulas, em Campo Grande.

Na primeira etapa, do dia 4 ao dia 12 de agosto, alunos de 12 escolas da Capital serão sensibilizados quanto à importância dos equipamentos de segurança no trânsito. Na segunda etapa, de 16 a 24 de agosto, a sensibilização será aos pais, nas ruas, próximo às escolas. “O objetivo da campanha é chamar a atenção dos pais e alunos para o respeito às legislações de trânsito, principalmente quanto ao uso de equipamentos de segurança”, explica a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-MS, Rosilda Melo.

A orientação será para que seja cumprida a Resolução 277, que estabelece a norma de transporte de crianças. Segundo a norma, as crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no equipamento denominado conversível ou bebê conforto, crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas e de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as crianças até dez anos devem ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro. A Resolução 277 foi publicada em junho de 2008 e definiu o prazo de dois anos para a adequação, com o início da fiscalização a partir de 9 de junho de 2010. Porém, na época houve falta de equipamentos de segurança no mercado, o que provocou a prorrogação do prazo para 1º de setembro de 2010. A campanha começa amanhã, às 8h, no Colégio Adventista e na Escola Máxima.