Um ato simples que pode ajudar e muito a natureza. Essa é a intenção dos idealizadores do “Dia 100 Sacola” em Campo Grande. No próximo dia 26/06, um grupo de tuiteiros e amigos da natureza, vão estar na Praça Ari Coelho trocando sacolas plásticas por sacolas de algodão.

A iniciativa apoiada pelo jornal Midiamax, propõe a troca de 20 sacolas plásticas usadas por uma sacola de pano resistente. A intenção é chamar as pessoas para entrar na corrente pelo meio ambiente, então é preciso levar as sacolinhas amarradas. Também serão distribuídas mudas de espécies nativas no local.

A ideia que nasceu a partir do encontro de amigos que se conheceram na rede, tomou corpo e agora prepara o II Dia 100 Sacola para encerrar o mês do Meio Ambiente. “Vamos trocar vinte sacolas plásticas usadas por uma linda sacola de tecido de algodão bem resistente e que pode ajudar a tirar muitas sacolinhas de circulação”, conta a publicitária Val Reis.

“Nossa intenção não é simplesmente acabar com o consumo de sacolas plásticas, até porque essa seria uma tarefa quase impossível, mas sim estimular o consumo consciente do plástico”.

Segundo ela, por mês os brasileiros ‘consomem’ em média 66 sacolas. “É muito lixo, e não é feito o descarte correto. Elas são leves, voam pela cidade, podem entupir bueiros, ir para o leito dos córregos, sufocar animais e até mesmo chegar em nossos biomas importantes como Cerrado e Pantanal”, aponta.

Redes Sociais

A questão é complexa, pois muitas pessoas não querem mudar hábitos cômodos. “Alguns nos perguntam: ‘mas então eu vou ter que comprar saco de lixo? ’. A resposta é não! Mas será que usamos todas as sacolas que compramos para colocar lixo?”, questionam os organizadores no Twitter.

E é no Twitter, que a campanha #Dia100Sacola2 ganha novos adeptos todos os dias e alguns participantes querem o auxílio para que a hashtag [sinal de # utilizado para grifar um assunto] alcance abrangência nacional.

“Hei @marcelotas só falta vc pra ajudar a divulgar #Dia100sacola2 é MS-CGR pelo meio ambiente”, escreveu a assistente social Carla Renata em seu microblog.
Quem quiser ajudar é só usar a rede para dar “RT”, que é um retweet, ou seja, copiar a mensagem e divulgar para seus seguidores.

O evento

O evento que nasceu na rede de micro-blog Twitter, ganhou corpo e teve sua primeira edição em 28/11 do ano passado, quando foram trocadas 650 sacolas de panos e mil mudas na Praça Ary Coelho. Na ocasião, foram arrecadados mais de seis mil metros de plásticos e destinados para a reciclagem.

A meta agora é bater esse número. Para isso, o grupo confeccionou três mil sacolas de pano próprias para fazer compras. O grupo é apoiado por empresas privadas que auxiliaram na confecção das sacolas. Participam da ação o grupo Correio do Estado, Geonativa Florestal, FM Mega 94, Forte Atacadista, Deputado Estadual Paulo Duarte e o jornal Midiamax, que apóia a iniciativa ambiental.

Serviço

Para trocar sacolas plásticas por uma sacola de pano, bastar juntar VINTE sacolinhas plásticas usadas e amarradas uma na outra e levar até a Praça Ary Coelho no dia 26 de junho próximo, à partir das 8h. Podem ser trocadas até TRÊS sacolas por pessoa e mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (67) 9235-1404.