A cidade de Camapuã será palco no dia 12 de setembro da 1ª etapa do Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu Esportivo. Segundo Nilson Pulgatti, presidente da Federação local, são esperados cerca de 200 atletas das cidades de Camapuã, São Grabiel do Oeste, Campo Grande, Corumbá, Aquidauana, Bodoquena, Três Lagoas, Coxim, Sonora, Miranda, Ponta Porã e Nova Andradina.

De acordo com o dirigente, a opção por realizar eventos no interior deve-se à falta de apoio para o jiu-jitsu na Capital. “Aqui na Capital, só tem grana [para realizar os eventos] quem é ‘chegado’. Se não for, não entra no esquema”, diz, referindo-se às entidades públicas. “Onde está o dinheiro do município e do Estado destinado ao esporte?”, questiona.

O torneio deverá reunir nomes conhecidos do jiu-jitsu sul-mato-grossense, como Taedes Mendonça, bronze no último Brasileiro Sem Quimono da CBJJ, Tales Leite, ouro na II Copa Mercosul de Jiu-Jitsu, e Chininha, figura fácil nos torneios realizados em Campo Grande. A segunda etapa acontecerá em novembro, na cidade de Corumbá.

Para Pulgatti, realizar eventos no interior é um incentivo a mais também para os lutadores. “O evento já está todo pago. É uma nova atração para o interior. Os comerciantes apoiaram e já me pediram outro evento, que vou fazer em outubro. Esperamos cerca de 2500 pessoas para acompanhar as lutas”, finaliza.

Mais informações sobre o torneio podem ser obtidas no telefone (67) 9287-3569.