Pular para o conteúdo
Geral

Califórnia entra em estado de alerta após terremoto no México

O sul do Estado americano da Califórnia está nesta segunda-feira em estado de alerta após o terremoto de ontem no norte do México, ao qual seguiram mais de uma centena de réplicas, sem que haja, por enquanto, feridos ou grandes danos materiais nos Estados Unidos. O tremor de 7,2 graus na escala Richter ocorrido ontem, […]
Arquivo -

O sul do Estado americano da Califórnia está nesta segunda-feira em estado de alerta após o terremoto de ontem no norte do México, ao qual seguiram mais de uma centena de réplicas, sem que haja, por enquanto, feridos ou grandes danos materiais nos Estados Unidos.

O tremor de 7,2 graus na escala Richter ocorrido ontem, com epicentro a 60 quilômetros da fronteira mexicana com os EUA, foi sentido nos Condados de San Diego, Orange, Imperial e Riverside, além de atingir levemente edifícios em locais mais distantes, como em Los Angeles.

A cidade mais afetada na Califórnia foi Calexico, na fronteira com o México. Houve cortes de energia elétrica, quebra de vidros, mercadorias em estantes, e outros danos menores.

Além das consequências físicas, o terremoto causou grande inquietação e nervosismo entre a população. O próprio prefeito, Víctor Carrillo, afirmou que “Calexico sofreu um “golpe devastador”, em declarações ao jornal “Los Angeles Times”.

“O centro da cidade está fechado e as pessoas assustadas”, disse Carrillo, depois de a polícia interditar os acessos à área comercial da cidade para evitar saques, enquanto inspetores municipais analisavam os possíveis problemas estruturais nos imóveis.

Apesar das inúmeras réplicas ocorridas nas últimas 20 horas, cerca de 30 delas com intensidade de pelo menos 4 graus na escala Richter, o dia de hoje no sul da Califórnia foi marcado pela normalidade.

Tremores

O terremoto no México foi o terceiro de grande intensidade ocorrido na América no último trimestre, após o de 7 graus que devastou o Haiti em janeiro o de 8,8 que atingiu o sul e o centro do Chile em fevereiro.

O tremor deste domingo forçou o fechamento do parque da Disneylândia, no Condado de Orange, para controle de segurança, e deixou durante horas milhares de pessoas sem eletricidade na área de San Diego.

Na cidade de Los Angeles, mais de 400 quilômetros ao noroeste do epicentro, os serviços de emergência registraram um aumento de ligações pedindo ajuda após o tremor, mas a grande maioria foi acionada pela ativação automática de alarmes.

Os sismólogos do Instituto Tecnológico da Califórnia informaram que existe 5% de probabilidade de que o terremoto de domingo seja o precursor de um outro de maior intensidade na região em um prazo de três dias. Além disso, eles consideraram viável que ocorra um tremor de magnitude 6 nesse mesmo prazo, algo que ainda não ocorreu.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vacinação

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente na BR-463

IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no topo

arsenal

Arsenal empata com o campeão Liverpool após estar perdendo por 2 a 0

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Entre o aniversário do pai e o Dia das Mães, Joaquim resgata memória levada pela Covid

Últimas Notícias

Mundo

Trump pretende aceitar Boeing de luxo do Catar como nova aeronave presidencial, diz imprensa

O Boeing 747-800 é estimado em 400 milhões de dólares (2,26 bilhões de reais)

Emprego e Concurso

De analista de marketing a fisioterapeuta, Funtrab oferta mais de 3 mil vagas de trabalho em MS

Os interessados devem comparecer até a Fundação com RG, CPF e Carteira de Trabalho

Polícia

Foragido da polícia, homem tenta se passar pelo irmão e acaba preso na UPA Coronel Antonino

Homem procurou atendimento médico porque acreditava que tinha quebrado o pé, mas raio-x não apontou fraturas

Transparência

Sidrolândia gastará R$ 2,7 milhões com reparos e manutenção de áreas públicas

Serviços em áreas públicas de Sidrolândia caberão às empresas selecionadas a partir do chamamento público, válido por 12 meses