Estão definidos os finalistas do concurso Helmet Challenge, idealizado por Bruno Senna em homenagem aos 50 anos que o tio Ayrston Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1, completaria em 2010. A decisão será por voto popular, pelo site www.brunosenna.com.br. Concorrem dois brasileiros, um russo, um francês e um espanhol .

Os trabalhos selecionados podem ser vistos no próprio site. A votação será encerrada no domingo (19).

O campeão terá sua obra no capacete de Bruno Senna em uma das últimas etapas da temporada e também receberá uma réplica do modelo, autografada pelo piloto. O original será leiloado – a arrecadação irá para programas educacionais do Instituto Ayrton Senna.

Sob o tema “Ayrton Senna 50 Anos”, o concurso atraiu artistas de todo o mundo. Além dos países finalistas, enviaram trabalhos designers da Bulgária, Hungria, Estados Unidos, Costa Rica, Chile, Áustria, Suíça, Finlândia, Bélgica, Alemanha, Itália, Eslovênia, Inglaterra, África do Sul, Portugal, Holanda, Noruega, Croácia, Argélia, Suécia, Japão, Grécia e Canadá.

Mais de 500 sugestões foram apresentadas. O júri, formado por Bruno Senna, seus familiares e os designers gráficos Sid e Alan Mosca, levou em conta criatividade e técnica para definir as cinco melhores peças.

Há mais de 30 anos atuando ao lado do pai, um dos mais conhecidos criadores de desenhos e pintor de capacetes do esporte a motor internacional, Alan Mosca elogiou o nível dos concorrentes.

– Superou as nossas expectativas. Muitas obras legais ficaram de fora porque, pelo regulamento, apenas cinco iriam à final.