O governo federal apresentou hoje (9) a campanha publicitária O Brasil te Chama, que tem como objetivo aumentar em 60% o número de turistas estrangeiros que viajam ao Brasil até a Copa do Mundo de 2014. Em cerimônia realizada em Joanesburgo, foram apresentados dois vídeos que serão veiculados na TV e na internet a partir deste domingo (11).

Os vídeos foram produzidos pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles e dirigidos por Rodrigo Meirelles. Eles destacam os pontos turísticos, a culinária e a cultura do país. Nos dois, a língua inglesa é predominante, justamente pelo foco internacional da campanha. Um dos vídeos será exibido pela primeira vez para 100 países, logo após a final da Copa da África do Sul.

Segundo o ministro do Turismo, Luiz Barretto, 30 milhões de dólares (R$ 52 milhões) serão investidos na ação só neste ano. A intenção do governo é que 400 milhões de pessoas assistam aos vídeos. Dessas, 600 mil devem viajar ao Brasil para ver ao vivo os jogos do Mundial.

“Os vídeos derrubam os estereótipos do Brasil” afirmou Barretto. “Mostram que, além do samba, temos a música eletrônica; além das praias, temos o Pantanal e a Amazônia; além do Rio de Janeiro, temos Salvador, Recife e Fortaleza.”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também esteve na cerimônia, afirmou que confia na diversidade brasileira para atração de turistas internacionais. Segundo ele, poucos países têm a variedade culinária, de raças e de paisagens que o Brasil tem. “O turista que provar um pato no tucupi, não vai querer voltar para casa”, disse o presidente, citando um prato típico do Pará.

Lula pediu ainda prioridade na atração de turistas da América Latina. Para ele, o Brasil tem como obrigação receber bem os que vierem dos países vizinhos e outros países latino-americanos.

“Nos [turistas] europeus, a gente não precisa pensar, porque eles vêm de todo jeito”, disse Lula. “A Copa de 2014 será uma copa de todos os latino-americanos que a Fifa [Federação Internacional de Futebol] deu ao Brasil o direito de sediar.”