Geral

Brasil precisa criar 20 milhões de empregos até 2020, diz Serra

O Brasil precisa criar 20 milhões de empregos até 2020, disse hoje (14) o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, ao participar de um evento em São Paulo. Para o candidato, o número proposto não é uma promessa, mas uma projeção de governo. “Estou fazendo uma projeção até lá. Para ter uma […]

Arquivo Publicado em 15/07/2010, às 01h02

None

O Brasil precisa criar 20 milhões de empregos até 2020, disse hoje (14) o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, ao participar de um evento em São Paulo. Para o candidato, o número proposto não é uma promessa, mas uma projeção de governo.

“Estou fazendo uma projeção até lá. Para ter uma taxa de desemprego mais decente do que a atual, que ainda é muito alta, e imaginando uma taxa de 4,5% ou 5% que é o que as economias que se desenvolvem acabam tendo, vamos ter que gerar 20 milhões de empregos até 2020”, afirmou.

Segundo Serra, para que isso ocorra será necessário “colocar o Brasil no rumo de um país de desenvolvimento seguro e sustentável”, com planejamento adequado, investimento em infraestrutura e com a geração de empregos de boa qualidade, evitando-se a informalidade.

Como plano de governo, o candidato também defendeu a criação do ProTec, que funcionaria como o ProUni (Programa Universidade para Todos), mas para o ensino técnico. “Vamos fazer o Protec, que é [oferecer] bolsa para [o jovem] poder cursar uma escola técnica particular, privada, porque de repente existem vagas e não há públicas disponíveis”, disse.

Uma das ideias defendidas por Serra é de que sejam criados cursos profissionalizantes de menor duração, em parceria com os estados e municípios e que “possam resolver até problemas emergenciais”. “Minha proposta é fazer treinamento, dessa natureza, para cinco milhões de jovens e de desempregados nos próximos quatro anos”, afirmou.

Jornal Midiamax