Borda de nascente no Parque Sóter está desmoronando e traz risco a frequentadores

Chuvas teriam causado deslizamento de terra, e buraco avança em direção à pista de caminhada. Frequentadores devem estar atentos para riscos de queda no local.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Chuvas teriam causado deslizamento de terra, e buraco avança em direção à pista de caminhada. Frequentadores devem estar atentos para riscos de queda no local.

Feriado é um dia ideal para visitar os parques da cidade, seja com os amigos ou a família. Mas um dos locais mais agradáveis para passeio em Campo Grande, o parque Sóter, apresenta problemas. Um trecho da borda da área que abriga a nascente do córrego Sóter está desmoronando.

A terra deslizou e abriu um buraco que cresce em direção à pista de caminhada. A cerca, que delimita a área e impede que pessoas desçam até a beira da nascente, ficou suspensa sobre a vala. Até mesmo os bancos de madeira, que antes ficavam a uma distância segura da borda, agora estão a menos de um metro do barranco que se formou.

A situação oferece risco aos frequentadores do local, em especial às crianças que brincarem nos arredores do buraco. O administrador do parque Sóter, Francisco Luiz do Nascimento, explicou que o deslizamento de terra ocorreu por conta de várias chuvas, e seria necessário promover um enchimento ali para conter a erosão. “Já foi solicitada verba para fazer a contenção naquele local”, argumentou Nascimento.

Inaugurado em 2004, o parque do Sóter possui 22 hectares e só perde em extensão para o parque das Nações Indígenas. O local é administrado pela prefeitura de Campo Grande e conta com quadras poliesportivas, pistas de skate e de caminhada, área de recreação infantil e churrasqueiras.

Descaso

Em uma olhada mais atenta ao parque Sóter, é possível notar ainda o descaso do poder público. Apesar de o prefeito Nelson Trad Filho ter manifestado indignação sobre as recentes pichações na Orla Morena, obra que nem foi inaugurada, não é difícil encontrar marcas de depredação nos equipamentos públicos.

No acesso pela rua Herminia Grize, a portaria está com os vidros quebrados e as grades internas despencadas. Até a parede externa do banheiro, que estava fechado a cadeado, tinha uma pichação – ato que foi abominado pelo prefeito. “Peço a todos que ajudem a denunciar quando virem alguém pichando qualquer lugar da cidade”, disse Trad Filho à imprensa na última quarta-feira (10).

Conteúdos relacionados