O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul alerta a população para redobrar a atenção ao manusear botijões de gás dentro de casa ou em estabelecimentos comerciais. De acordo com a primeira-tenente do Corpo de Bombeiros, Claudia Karoline Rodrigues, os principais fatores que acarretam em acidentes com o gás de cozinha são o despreparo e desespero do usuário. “Ao ocorrer um vazamento, o usuário deve evitar qualquer tipo de fonte de ignição, como interruptores, fósforos, velas. Grande parte das pessoas desliga os interruptores de luz, mas não sabe que uma faísca provocada pela eletricidade do objeto pode provocar uma explosão durante um vazamento de gás”, diz a tenente.

Para evitar acidentes com o gás de cozinha, o Corpo de Bombeiros recomenda instalar o botijão fora do imóvel, para evitar que o calor danifique a mangueira de condução. A inspeção da qualidade da mangueira também deve ser verificada, já que elas devem possuir revestimento metálico para isolar o gás do calor.

Durante a instalação do botijão, o único teste seguro a ser feito é o da espuma, onde o usuário, utilizando uma esponja e sabão, verifica se há formação de bolhas na válvula de gás. Em caso de vazamento, portas e janelas devem ser abertas para a circulação de ar ou o usuário deve fechar corretamente a chave da válvula.

 “Atualmente os imóveis estão substituindo o botijão pelo gás distribuído por encanamento. É a maneira mais segura, principalmente em edifícios residenciais”, afirma a tenente.

Para imóveis comerciais, o Corpo de Bombeiros fornece o certificado de inspeção de segurança. Com este selo, o imóvel fica apto a exercer suas atividades, com instalações protegidas e extintores previamente instalados. Para adquirir o selo, o proprietário de estabelecimento comercial deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 3314-5870.