Bombeiros recomendam atenção redobrada ao instalar botijões de gás
O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul alerta a população para redobrar a atenção ao manusear botijões de gás dentro de casa ou em estabelecimentos comerciais. De acordo com a primeira-tenente do Corpo de Bombeiros, Claudia Karoline Rodrigues, os principais fatores que acarretam em acidentes com o gás de cozinha são o despreparo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul alerta a população para redobrar a atenção ao manusear botijões de gás dentro de casa ou em estabelecimentos comerciais. De acordo com a primeira-tenente do Corpo de Bombeiros, Claudia Karoline Rodrigues, os principais fatores que acarretam em acidentes com o gás de cozinha são o despreparo e desespero do usuário. “Ao ocorrer um vazamento, o usuário deve evitar qualquer tipo de fonte de ignição, como interruptores, fósforos, velas. Grande parte das pessoas desliga os interruptores de luz, mas não sabe que uma faísca provocada pela eletricidade do objeto pode provocar uma explosão durante um vazamento de gás”, diz a tenente.
Para evitar acidentes com o gás de cozinha, o Corpo de Bombeiros recomenda instalar o botijão fora do imóvel, para evitar que o calor danifique a mangueira de condução. A inspeção da qualidade da mangueira também deve ser verificada, já que elas devem possuir revestimento metálico para isolar o gás do calor.
Durante a instalação do botijão, o único teste seguro a ser feito é o da espuma, onde o usuário, utilizando uma esponja e sabão, verifica se há formação de bolhas na válvula de gás. Em caso de vazamento, portas e janelas devem ser abertas para a circulação de ar ou o usuário deve fechar corretamente a chave da válvula.
“Atualmente os imóveis estão substituindo o botijão pelo gás distribuído por encanamento. É a maneira mais segura, principalmente em edifícios residenciais”, afirma a tenente.
Para imóveis comerciais, o Corpo de Bombeiros fornece o certificado de inspeção de segurança. Com este selo, o imóvel fica apto a exercer suas atividades, com instalações protegidas e extintores previamente instalados. Para adquirir o selo, o proprietário de estabelecimento comercial deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 3314-5870.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Cinco capitais aumentam tarifa de ônibus; Campo Grande é a 14ª mais cara do País
São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife e Belo Horizonte anunciaram aumento do valor da passagem de ônibus para este ano
Procurando o jantar? Cobra surge ‘contemplando a natureza’ no Parque das Nações Indígenas
Cobra parecia procurar algo na natureza quando foi flagrada
Fies vai ofertar mais de 110 mil vagas para estudantes em 2025
Fies Social reserva 50% das vagas a candidatos inscritos no Cadastro Único
Saque-aniversário do FGTS 2025 já está disponível; confira calendário
Confira quando solicitar benefício
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.