Bombeiros iniciam amanhã curso de formação novos soldados
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul inicia no dia 1º de setembro a formação de uma nova turma de soldados, oriunda de concurso público. Na sexta-feira (27), uma portaria do comandante-geral, coronel Ociel Ortiz Elias, determinou a inclusão dos convocados no estado efetivo da corporação na categoria de Aluno-Soldado Bombeiro Militar. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul inicia no dia 1º de setembro a formação de uma nova turma de soldados, oriunda de concurso público. Na sexta-feira (27), uma portaria do comandante-geral, coronel Ociel Ortiz Elias, determinou a inclusão dos convocados no estado efetivo da corporação na categoria de Aluno-Soldado Bombeiro Militar.
Durante essa fase de aprendizado, eles terão direito à bolsa de auxílio financeiro no valor de R$ 1.389,00. Os alunos devem se apresentar no Centro de Formação de Praças do Corpo de Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul, às 6h30, dessa quarta-feira (1º).
O curso terá duração de oito meses. Nesse período os alunos receberão instrução em todas as áreas de atuação do Corpo de Bombeiros, com aulas teóricas e práticas; aprendizado de legislação; além de palestras diversas, com temas como direitos humanos e valorização da igualdade racial e de gênero.
Conforme o comandante dos Bombeiros, no aprendizado de combate a incêndio entra todas as modalidades, além do trabalho com produtos perigosos. Os alunos terão também instrução sobre salvamento, resgate de pessoas, busca de desaparecidos. Outro ponto importante é o atendimento pré-hospitalar prestado pelos bombeiros.
O curso será ministrado nos períodos matutino e vespertino, e alunos vindos do interior têm a opção de ficar no próprio alojamento do Centro de Formação.
Na etapa prática do curso, os futuros soldados vão a campo para treinamentos e simulados. Duas áreas em Campo Grande são particularmente utilizadas para essa etapa das aulas, uma próxima à Embrapa, e outra na região norte da Capital. “Munidos de instrumentos como localizador GPS e material para transporte, eles vão vivenciar a prática de resgate e de sobrevivência”, explica o comandante. O coronel Ociel Elias estima que por volta do mês de dezembro os alunos já começarão a acompanhar as equipes em ocorrências reais, em complemento ao aprendizado.
Parte dos aprovados nesse curso de formação, em torno de 20, serão destinados para o novo quartel dos bombeiros que o Estado está construindo no município de Caarapó. Os demais serão distribuídos para outros municípios, priorizando os lugares que tiverem maiores demanda.
“Ainda não é o ideal, mas esse reforço vai trazer uma melhoria para o nosso efetivo. Estamos estudando junto ao governo novas chamadas e nova seleção de mais bombeiros para o ano que vem”, finaliza o comandante.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Operário Caarapoense desafia o América-RN na estreia da Copinha 2025
Competição começa nesta quinta-feira (2), mas estreia do Operário AC será na sexta-feira (3). Já o Dourados joga no sábado (4)
Menino de 3 anos morre afogado enquanto brincava em caixa d’água em Caarapó
Vítima recebeu massagem cardíaca, mas, não resistiu
Copa São Paulo abre hoje temporada do futebol brasileiro em 2025
“Copinha” tem novidades com jogos gratuitos e entrada no estádio por reconhecimento facial
Vídeo: bate-boca marca eleição da presidência da Câmara de Vereadores de Porto Murtinho
Confusão ocorreu após uma das duas chapas ter sido anulada e Polícia Militar foi chamada a intervir
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.