Bombeiros iniciam amanhã curso de formação novos soldados

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul inicia no dia 1º de setembro a formação de uma nova turma de soldados, oriunda de concurso público. Na sexta-feira (27), uma portaria do comandante-geral, coronel Ociel Ortiz Elias, determinou a inclusão dos convocados no estado efetivo da corporação na categoria de Aluno-Soldado Bombeiro Militar. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul inicia no dia 1º de setembro a formação de uma nova turma de soldados, oriunda de concurso público. Na sexta-feira (27), uma portaria do comandante-geral, coronel Ociel Ortiz Elias, determinou a inclusão dos convocados no estado efetivo da corporação na categoria de Aluno-Soldado Bombeiro Militar.

Durante essa fase de aprendizado, eles terão direito à bolsa de auxílio financeiro no valor de R$ 1.389,00. Os alunos devem se apresentar no Centro de Formação de Praças do Corpo de Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul, às 6h30, dessa quarta-feira (1º).

O curso terá duração de oito meses. Nesse período os alunos receberão instrução em todas as áreas de atuação do Corpo de Bombeiros, com aulas teóricas e práticas; aprendizado de legislação; além de palestras diversas, com temas como direitos humanos e valorização da igualdade racial e de gênero.

Conforme o comandante dos Bombeiros, no aprendizado de combate a incêndio entra todas as modalidades, além do trabalho com produtos perigosos. Os alunos terão também instrução sobre salvamento, resgate de pessoas, busca de desaparecidos. Outro ponto importante é o atendimento pré-hospitalar prestado pelos bombeiros.

O curso será ministrado nos períodos matutino e vespertino, e alunos vindos do interior têm a opção de ficar no próprio alojamento do Centro de Formação.

Na etapa prática do curso, os futuros soldados vão a campo para treinamentos e simulados. Duas áreas em Campo Grande são particularmente utilizadas para essa etapa das aulas, uma próxima à Embrapa, e outra na região norte da Capital. “Munidos de instrumentos como localizador GPS e material para transporte, eles vão vivenciar a prática de resgate e de sobrevivência”, explica o comandante. O coronel Ociel Elias estima que por volta do mês de dezembro os alunos já começarão a acompanhar as equipes em ocorrências reais, em complemento ao aprendizado.

Parte dos aprovados nesse curso de formação, em torno de 20, serão destinados para o novo quartel dos bombeiros que o Estado está construindo no município de Caarapó. Os demais serão distribuídos para outros municípios, priorizando os lugares que tiverem maiores demanda.

“Ainda não é o ideal, mas esse reforço vai trazer uma melhoria para o nosso efetivo. Estamos estudando junto ao governo novas chamadas e nova seleção de mais bombeiros para o ano que vem”, finaliza o comandante.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)