A partir desta segunda-feira (30), os servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul estarão na Comarca de Batayporã para dar início aos trabalhos de digitalização. Será a 3ª Comarca Digital de Mato Grosso do Sul.

A Comarca de 1ª entrância de Batayporã foi instalada em novembro de 1994 e compreende os municípios de Batayporã e Taquarussu. A atual juíza titular é Ellen Priscile Xandu Kaster Franco. No mês de agosto, estão em andamento 541 processos no juizado e 2.224 feitos na Vara Única.

A primeira Comarca Digital do Estado foi a de Dois Irmãos, em junho, quando teve início o projeto-piloto. A segunda foi Cassilândia, que também entrou na era dos processos totalmente eletrônicos, há cerca de 15 dias. E, com o passar do tempo, além de Batayporã, outras comarcas também devem a abolir o processo em papel.

Essa experiência não é nova em Mato Grosso do Sul. Em 2005, surgiu o projeto-piloto de tramitação do processo digital no Estado com a inauguração da 10ª Vara do Juizado Especial, em Campo Grande: a primeira em MS a implantar a tramitação eletrônica de processos e a primeira no Brasil, em âmbito estadual, a ter o andamento dos autos totalmente por meio digital.