Banda larga móvel supera fixa no Brasil
O número de acessos em alta velocidade à internet por dispositivos sem fio no Brasil superou o volume de acessos fixos pela primeira vez no primeiro trimestre deste ano, aponta um levantamento divulgado nesta sexta-feira, 18. Ao final dos três primeiros meses deste ano, o total de acessos à internet por banda larga móvel somou […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O número de acessos em alta velocidade à internet por dispositivos sem fio no Brasil superou o volume de acessos fixos pela primeira vez no primeiro trimestre deste ano, aponta um levantamento divulgado nesta sexta-feira, 18.
Ao final dos três primeiros meses deste ano, o total de acessos à internet por banda larga móvel somou 11,9 milhões ante 11,8 milhões de acessos fixos, afirma levantamento da consultoria de telecomunicações Teleco em parceria com a fabricante chinesa de equipamentos Huawei.
Segundo o estudo, 4,9 milhões de novos celulares e modems 3G foram ativados no Brasil no primeiro trimestre deste ano, o que colaborou para o crescimento da internet móvel. No total, o Brasil tem 8,7 milhões de celulares 3G e 3,2 milhões de modems.
Com isso, a consultoria reviu suas estimativas para 2010 para um total de 18 milhões de acessos móveis e 13 milhões de fixos ante previsão anterior de 15 milhões de acessos em banda larga móvel e 14 milhões por redes fixas este ano.
O desempenho do primeiro trimestre marca uma expansão de 70% no número de acessos móveis à internet em alta velocidade em relação aos 7 milhões do final de 2009, segundo o levantamento.
Enquanto isso, a base de linhas fixas de banda larga cresceu apenas 3,5% na comparação com os 11,4 milhões do ano passado, ressaltando a urgência das operadoras de telecomunicações em reforçar suas ofertas de internet móvel.
Recentemente, a Vivo, maior operadora celular do país, anunciou plano para expandir sua cobertura de acesso em tecnologia de terceira geração (3G) de 600 para cerca de 2.800 cidades do país até o final de 2011.
Segundo o levantamento da Teleco, a banda larga móvel representou no primeiro trimestre 15% da receita das operadoras celulares do país ante 11,5% um ano antes.
Do total de acessos móveis no primeiro trimestre, 8,7 milhões foram feitos por celulares enquanto o restante por modems.
Apesar do crescimento vigoroso, “a densidade de banda larga no Brasil está abaixo da média mundial”, afirma o levantamento, citando ainda que os preços da banda larga móvel no Brasil são maiores que os praticados na América Latina e Europa, “influenciados pela carga tributária e pelo subdimensionamento das redes, em especial em relação à capacidade das redes de transmissão”.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.