Os bancos abrem normalmente na segunda-feira (6), véspera de feriado da Independência do Brasil. Amanhã (7), as agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem no dia 7 de setembro poderão ser pagos no próximo dia útil (8), sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados federais, estaduais e municipais.

Os caixas eletrônicos e os serviços de atendimento por telefone e de internet banking funcionarão normalmente, mesmo no dia 7 de setembro.

De acordo com a Febraban, os caixas eletrônicos e o internet banking são, respectivamente, o primeiro e o segundo canais mais usados para realização das operações bancárias, com 15,8 bilhões de transações e 9,3 milhões de transações em 2009. Os caixas das agências, terceiro canal mais utilizado, registraram um total de 4,4 bilhões de operações no período.

Para mais informações sobre feriados bancários e endereços de agências, acesse o site Busca Banco, da Febraban (www.febraban.org.br/buscabanco).