Um avião caiu após ser atingido atingido por um raio enquanto tentava um pouso no aeroporto da ilha de San Andrés, no norte da Colômbia, nesta segunda-feira, 16, deixando um morto e 114 feridos, segundo informações da Polícia. ~

O acidente ocorreu à 1h50 local (3h50 de Brasília) quando um Boeing 737-700 da companhia aérea Aires, com 121 passageiros e seis tripulantes a bordo, que cobria a rota Bogotá-San Andrés, se preparava para pousar no aeroporto da ilha caribenha e foi atingido por um raio. Em consequência do acidente, morreu Amar Fernández de Barreto, aparentemente de parada cardíaca, enquanto 34 passageiros ficaram feridos, mas por enquanto não há informações sobre casos graves.

“A aeronave que cobria o trajeto Bogotá-San Andrés aterrissava em meio a uma intensa tempestade elétrica, quando um potente raio teria causado seu descontrole na extremidade da pista 06”, informou à Caracol Radio o coronel Gustavo Barrero, comandante do Grupo Aéreo do Caribe da Força Aérea Colombiana.

O aeroporto Gustavo Rojas Pinillas de San Andrés paralisou suas atividades. Por enquanto, estão suspensas todas as decolagens e chegadas no aeroporto de San Andrés, um dos pontos turísticos do Caribe colombiano.

 Em comunicado, a Polícia informou também que “foram habilitados como aeroportos alternativos o de Panamá e Manágua”, nos países vizinhos e cujos litorais estão mais próximos até do que do território continental da Colômbia.

Em outro comunicado, a Aviação Civil informa que as atividades de atendimento aos passageiros estão sendo realizada de forma conjunta entre este organismo, Marinha, Aeronáutica, Polícia, Cruz Vermelha, a companhia Aires e outras instituições do Comitê Regional para a Prevenção e Atendimento de Desastres (Crepad).