Ato cívico em Corumbá celebra 185 anos da Independência da Bolívia
Para comemorar os 185 anos da Independência da Bolívia, um ato cívico está programado para hoje, 06 de agosto às 09 horas, no Jardim da Independência, em Corumbá, cidade brasileira que faz fronteira com o país atualmente governado por Evo Morales. O evento é aberto para toda a população brasileira e boliviana e já se […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Para comemorar os 185 anos da Independência da Bolívia, um ato cívico está programado para hoje, 06 de agosto às 09 horas, no Jardim da Independência, em Corumbá, cidade brasileira que faz fronteira com o país atualmente governado por Evo Morales. O evento é aberto para toda a população brasileira e boliviana e já se tornou tradição no municípioem Corumbá.
Durante a cerimônia serão executados os hinos nacionais das duas nações e também acontecerá uma oferta floral ao busto do marechal Antônio Maria Coelho. Também serão apresentadas danças folclóricas bolivianas. Após a solenidade cívica, as autoridades civis, militares e eclesiásticas presentes serão convidadas a participar de um brinde (Vino de Honor) no Centro Social Boliviano.
No mesmo dia, porém na parte da tarde, às 15 horas, a comunidade boliviana em Corumbá participará de uma missa em louvor à Nossa Senhora de Copacabana, padroeira da cidade de La Paz, capital nacional da Bolívia. O ato religioso acontecerá na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária. Após a celebração, os bolivianos sairão em procissão dançante pelas ruas da cidade e a festa prosseguirá no outro lado da fronteira.
História
Relatos históricos afirmam que a Independência da Bolívia em relação ao domínio Espanhol foi um desdobramento do fato ocorrido em 16 de julho de 1809, quando um grupo da elite crioula (brancos de ascendência espanhola nascidos na América), liderado por Pedro Domingo Murillo, realizou a Revolução de Julho, uma declaração de independência que acabou não durando muito tempo dezesseis anos de luta se seguiram antes do estabelecimento da república, nomeada em homenagem a Simón Bolívar, em 6 de agosto de 1825, pondo fim ao poder espanhol na América Hispânica. Simón Bolívar, conhecido como o Libertador da América, foi o primeiro presidente da Bolívia.
O Alto Peru, mais tarde conhecido como Bolívia, dependia do vice-reinado do Rio da Prata desde 1776. Ao longo de sua história, o país acumula inúmeras revoluções e golpes militares. Em 1980, a democracia foi restaurada após a destituição de uma junta militar.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Professora campo-grandense e marido morrem em acidente na BR-251
Sofreram acidente de moto na BR-251, cidade de Salinas (MG)
Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro
O segundo turno do pleito ocorreu em 27 de outubro
Jovem diz que era agredida e matou marido a pauladas para se defender
A jovem foi localizada, presa e confessou
São Paulo anuncia contratação da atacante Giovanna Crivelari
São Paulo anunciou nesta quinta-feira (2) a contratação da atacante Giovanna Crivelari
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.