A Argentina dependia apenas de si para avançar nesta terça-feira, 22, às oitavas de final da Copa do Mundo. Como se estivesse treinando, conseguiu com um 2 a 0 sobre a Grécia, no Peter Mokaba, em Polokwane. Na próxima fase, enfrenta o México. Outra classificada do Grupo B, a Coreia do Sul pega o Uruguai.

Cada vez mais confirmando a condição de favorita, a seleção de Diego Maradona avança com 100% de aproveitamento. A Coreia do Sul termina a primeira fase com quatro pontos.

Com oito alterações em relação ao último jogo (apenas Romero, Demichelis e Messi continuaram entre os titulares), a seleção argentina se postou de maneira diferente. Continuou forte. Diego Maradona deu descanso para o futebol veloz e colocou em campo um time disposto a cadenciar o jogo.

Sem pressa. Maestro do meio-campo, todos os ataques passavam pelo experiente Verón. Ele ditava o ritmo da equipe e dava mostras de que não precisava de muito para superar os gregos. Na frente, o melhor jogador do mundo Messi sofria com as faltas – principalmente as não marcadas pelo árbitro usbeque Ravshan Irmatov.

Se a zaga titular já não é das melhores, com as mudanças… A Argentina sofreu com o bate cabeça dos homens do setor. A Grécia que mal soube aproveitar. Isolado no ataque, Samaras pouco exigiu do goleiro Romero e o primeiro tempo terminou como começou.

Nem a notícia de que a Coreia estava empatando o seu jogo e, com isso, se classificando, a Grécia tomou a iniciativa do jogo. Continuou a contar com os erros da defesa adversária. A bola sobrou para Samaras, mas ele mandou longe do gol.

De tanto desperdiçar oportunidades, foi a Argentina que marcou aproveitando cobrança de escanteio. Demichelis subiu mais que a zaga e a bola bateu no seu companheiro Milito. Na sobra, o próprio zagueiro emendou para o gol para mais um show de Diego Maradona do banco de reservas.

Antes mesmo do gol, os “Hermanos” já trocavam passes por todos os lados do campo. Com a vantagem no placar e a classificação encaminhada, foi só esperar o jogo acabar. Messi ainda teve tempo de driblar meio time e acertar a trave. Mas o centroavante Palermo não desperdiçou sua chance e aproveitou o rebote para marcar o seu.

Já com a definição dos confrontos, o Uruguai enfrenta a Coreia do Sul, em 26 de junho, às 11 horas (Brasília), em Port Elizabeth. Um dia depois, a Argentina encara o México, às 15h30, em Johanesburgo. O estadão.com.br acompanha online todos os lances das partidas.

Melhores momentos: Grécia 0 x 2 Argentina