A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil mantém para Mato Grosso do Sul o alerta de umidade relativa do ar insatisfatória. Nestas quarta-feira (11) e quinta-feira, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de baixos índices. Em áreas isoladas, com exceção do extremo sul do estado, a umidade não ultrapassa os 20%.

O índice se enquadra na condição entre estado de atenção (entre 20% e 30%) e estado de alerta (entre 12% e 20%), segundo avaliação utilizada pelo Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos (Cemtec/MS). Abaixo de 12%, a umidade é considerada estado de emergência. Em função das condições para hoje e amanhã, é aconselhável não praticar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h.

O período que vai até às 16h, antes de o sol se por, é o mais crítico. Além de evitar a perda de líquido, é importante repor ao organismo, com a ingestão de muita água para evitar desidratação. Sem chuva e com baixa umidade, também persiste o risco de incêndios florestais. Os cuidados com queimadas ilegais, já necessários o ano todo, devem ser redobrados nesse período. Em locais onde houver ocorrência de incêndio próximo a rodovias, é importante os motoristas ficarem alertas, porque a fumaça diminui a visibilidade.

As informações da Defesa Civil têm como base o Centro de Análise Previsão do Tempo, vinculado ao Instituto Nacional de Meteorologia.