O anel superior do estádio Fonte Nova foi implodido em 17s por 700kg de explosivos às 10h27 deste domingo (29) sob os olhares de torcedores do Bahia e do Vitória, que antes apreciavam o local de passeio dos moradores de Salvador ao som de músicas de Ivete Sangalo.

O processo marcou o início da construção da nova arena, que será utilizada na Copa do Mundo de 2014. O fim da obra está programado para dezembro de 2012.

A Tribuna de Honra será implodida apenas na terça-feira. A demolição do anel inferior e a perfuração dos pilares começou há dois meses. A previsão é que o estádio comece a ser construído em dezembro.

A capacidade da Nova Fonte Nova – nome já aprovado – será de 50.433 pessoas, menos do que o mínimo desejado para a abertura do Mundial, que é de 65 mil. No entanto, as autoridades baianas ainda tentam passar pelos obstáculos para sediar a cerimônia e já contam com o apoio formal dos governos de Recife, Natal e Manaus.

O destaque do novo estádio será a sustentabilidade. Todo o concreto usado na demolição será reaproveitado. Além disso, o tipo de estrutura da cobertura reduz o consumo de aço entre 30% e 40%, o que é ambientalmente mais favorável.