Se, pela manhã em Valência, o “Rei das sextas” fez valer o seu reinado, à tarde a história foi diferente. Para a alegria da torcida espanhola. Voando, Fernando Alonso fez o melhor tempo do segundo treino livre para o GP da Europa de Fórmula 1. Com o tempo de 1m39s283 ele ficou à frente da dupla da RBR, Sebastian Vettel e Mark Webber, segundo e terceiro, respectivamente.

Felipe Massa, mais uma vez, não teve muita sorte. O brasileiro vinha bem no treino, mas acabou rodando aos 30 minutos e ficou bom tempo nos boxes. Depois, voltou e fez a sétima melhor volta. Líder pela manhã, Nico Rosberg foi o quarto, seguido por Lewis Hamilton. Rubens Barrichello repetiu o desempenho do primeiro treino e fechou na décima colocação, atrás de Jenson Button, e à frente de Michael Schumacher.

Os outros brasileiros voltaram a ir mal nesta sexta. Lucas di Grassi, da VRT, fez o 22º melhor tempo, à frente de Bruno Senna, da HRT, em 23º.

O treino

A marca de 1m41s175 de Nico Rosberg demorou um minuto para cair. Logo, Fernando Alonso já havia baixado para a casa de 1m40s, sendo superado em seguida por Hamilton. A dupla da RBR, que pouco havia feito no primeiro treino, resolveu andar no último treino desta sexta. Logo em sua primeira volta, Sebastian Vettel marcou 1m39s983 e pulou para a segunda colocação.

Pouco depois, Felipe Massa rodou na curva e ficou atravessado no meio da pista. O incidente marcou a primeira bandeira vermelha da sessão. Sem esconder a revolta, o piloto da Ferrari foi andando até os boxes da Scuderia para conversar com os engenheiros, enquanto seu carro era levado a reboque.

Depois da liberação da pista, Mark Webber se juntou a Vettel. O australiano voou e assumiu a segunda posição do treino, atrás do companheiro da RBR. A dupla da McLaren, por sua vez, fazia treino discreto, sem fazer frente aos primeiros colocados.

Próximo à meia-hora final do treino, Alonso resolveu fazer a festa da torcida espanhola. O piloto da Ferrari abaixou ainda mais seu tempo e assumiu a dianteira, com 1m39s283. Logo em seguida, Massa, com pneus supermacios, conseguiu voltar ao treino e marcou o sétimo tempo.

Apesar da melhora, o brasileiro não conseguiu fazer pressão ao companheiro de Ferrari. Nem mesmo a dupla da RBR. Assim, Alonso terminou o dia como o mais rápido no circuito de Valência. Nos últimos minutos, Hamilton e Schumacher quase se tocaram, mas os dois escaparam por pouco.