Alonso minimiza domínio da Red Bull em Suzuka

A Red Bull dominou os treinos livres de sexta-feira para o GP do Japão, com o alemão Sebastian Vettel e o australiano Mark Webber sendo os pilotos mais rápidos, mas não tirou o otimismo do discurso do espanhol Fernando Alonso. Quarto mais rápido do dia, o bicampeão mundial acredita ser cedo para avaliar qual é […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Red Bull dominou os treinos livres de sexta-feira para o GP do Japão, com o alemão Sebastian Vettel e o australiano Mark Webber sendo os pilotos mais rápidos, mas não tirou o otimismo do discurso do espanhol Fernando Alonso. Quarto mais rápido do dia, o bicampeão mundial acredita ser cedo para avaliar qual é o melhor carro para a corrida e prometeu que a Ferrari será competitiva e lutará pela vitória.

“É apenas sexta-feira, então os tempos de hoje realmente não significam muito. O que devemos sempre ter em mente é que a hierarquia entre os carros podem mudar significativamente de acordo com a pista em que estamos: você só tem que olhar para a McLaren, que foram muito fortes em Spa e Monza, mas definitivamente menos em Budapeste e Cingapura. Então eu diria que é melhor esperar até o final de amanhã antes de dar um parecer definitivo sobre a situação aqui em Suzuka”, afirmou.

Alonso lembrou que em outras corridas a Red Bull apresentou o melhor rendimento nos treinos livres, mas não conseguiu obter a vitória, mesmo tendo, teoricamente, o melhor carro. “Em teoria, a Red Bull parece imbatível aqui, como sempre foram, exceto em Monza e também houve várias corridas em que quando chegou domingo, eles foram derrotados, por isso mais uma vez é uma razão para esperar antes de tirar conclusões”, disse.

O espanhol ressaltou também que cometeu erros nas suas voltas lançadas em Suzuka e, por isso, pode obter um tempo melhor no treino de classificação, no sábado. “Hoje, nós não conseguimos fazer uma volta perfeita, por isso há algum espaço para melhorias. Nós temos que analisar os dados para ver como fazer isso, mas é claro que os outros vão estar fazendo o mesmo”, comentou.

Mas, apesar do discurso otimista, Alonso revelou objetivos modestos para o treino de classificação. De acordo com o espanhol, sua meta será largar entre os cinco primeiros. “O objetivo na classificação será ficar entre os cinco primeiros, então podemos ver como as coisas vão acontecer na corrida”, explicou.

Alonso acredita que a chuva prevista para o treino de classificação deixará a definição do grid de largada imprevisível. “A previsão é de chuva para amanhã: se isso acontecer, temos de nos concentrar e evitar cometer erros que podem nos custar muito no molhado. Então será uma questão de sorte para estar no lugar certo na hora certa com o pneu certo”, analisou.

Conteúdos relacionados