Fernando Alonso admitiu que ficou surpreso com a pole position, no GP da Itália, a 19ª da carreira. É a primeira vez que a Ferrari larga em primeiro desde 2008 no Brasil. Após fazer uma volta sensacional em sua primeira tentativa, ele encerrou o mais longo jejum da equipe desde os anos 1990, mas esperava ser batido por algum rival nos últimos momentos do treino classificatório.

– Foi uma surpresa boa. Parei no parque fechado e me disseram pelo rádio que eu estava na pole, mas que alguns pilotos ainda estavam na pista e Button tinha feito o melhor segundo setor. Pensei que alguém me bateria na última volta e eu largaria em segundo ou terceiro por alguns centésimos. Mas foi diferente. Permanecemos em primeiro até o fim. Um sentimento muito melhor – diz Alonso.

Alonso, que está 41 pontos atrás de Lewis Hamilton, líder do campeonato, disse que não está pressionado para vencer. Entretanto, ele admitiu que é vital terminar ao menos no pódio.

– Precisamos de, no mínimo, um pódio para continuar na luta, mas não é uma pressão grande. Não estou estressado para vencer as próximas corridas, mas, ao mesmo tempo, não podemos ter um abandono ou outro mau resultado. Temos de ser consistentes. Se pudermos vencer, é bom, precisamos de consistência como ainda não tivemos no campeonato. Temos uma grande chance.