Alcoolismo pode deixar de ser motivo para demissão por justa causa
Um projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (4) exclui o alcoolismo dos motivos de justa causa para demitir alguém. De acordo com o texto, o dependente só será dispensado por justa causa se recusar o tratamento. De autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), a proposta foi aprovada por todos os colegas nas comissões de Constituição […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (4) exclui o alcoolismo dos motivos de justa causa para demitir alguém. De acordo com o texto, o dependente só será dispensado por justa causa se recusar o tratamento.
De autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), a proposta foi aprovada por todos os colegas nas comissões de Constituição e Justiça, há cerca de um mês e na de Assuntos Sociais, em sessão realizada hoje. Para valer, ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados.
O texto, que modifica a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), trata o alcoolismo como doença e não mais como “falha moral”. A mudança na definição segue recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde). O projeto também prevê que o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) vai pagar o auxílio-doença para o tratamento do trabalhador dependente de álcool.
Autor do projeto, Crivella disse que a ideia é dar um “tratamento mais humanitário e social” aos trabalhadores. Do contrário, diz ele, o problema se agrava para todos.
– No país, o que primeiro deve ser preservar é o seu povo, depois as empresas, as instituições. Nós precisamos reintegrar esse trabalhador, se ele quiser. Se ele for mandado embora, ele tende a piorar seu consumo, a cair na marginalidade, aumentar a violência. A violência afasta o investimento, o que aumenta o desemprego e retroalimenta a violência.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Jovem diz que era agredida e matou marido a pauladas para se defender
A jovem foi localizada, presa e confessou
São Paulo anuncia contratação da atacante Giovanna Crivelari
São Paulo anunciou nesta quinta-feira (2) a contratação da atacante Giovanna Crivelari
Caminhonete tomba em acidente na Mascarenhas de Morais
O trânsito ficou parcialmente interrompido no trecho
Terremoto de magnitude 6,1 graus atinge norte do Chile
As localidades mais próximas são Calama, a cerca de 83 quilômetros do epicentro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.