Após duas semanas de “recesso” os deputados estaduais voltam às sessões na Assembleia Legislativa. O recesso teve início no dia 15/7 e as atividades voltam ao normal amanhã (3/8) em sessão a ser realizada no plenário da AL. Porém, mesmo com as eleições em vista, em outubro próximo, não há intenção de mudanças na programação da casa de Leis.

Até o dia do pleito, estão programadas 25 sessões e segundo a assessoria de imprensa da AL, mesmo com as atividades que a campanha política traz, o presidente Jerson Domingos sinalizou que o período não terá horário especial.

De acordo com a assessoria, pode acontecer de uma ou outra sessão ser realizada em forma de sessão solene ou transformada em audiência pública, mas isso é uma decisão que cabe ao plenário, uma vez que este é soberano até mesmo ao regimento interno.

Dos 24 deputados que compõem o plenário, apenas 4 não se candidataram a reeleição. Reinaldo Azambuja e Akira Otsuba são candidatos a deputado federal, a deputada Celina Jallad busca uma vaga no Tribunal de Contas do Estado e Antonio Braga está se aposentando da vida política.

Resta saber se as restrições da legislação eleitoral [que não permite o uso da tribuna para promoção pessoal da candidatura] e o fato de alguns terem a base de eleitores em cidades do interior, vai interferir na freqüência dos deputados durante o período de campanha eleitoral.