Agraer firma parceria para desenvolvimento da apicultura em MS

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) assina nesta quarta-feira (10) um Termo de Cooperação Técnica com a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA). A parceria será realizada com o objetivo de viabilizar melhorias para a execução do levantamento apícola estadual, que está sendo realizado pela Agraer em 25 municípios da região do Pantanal […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) assina nesta quarta-feira (10) um Termo de Cooperação Técnica com a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA). A parceria será realizada com o objetivo de viabilizar melhorias para a execução do levantamento apícola estadual, que está sendo realizado pela Agraer em 25 municípios da região do Pantanal e do Território da Grande Dourados.

      Nas duas regiões, as ações estão sendo executadas tendo como base a metodologia utilizada pelo Programa Nacional de Georreferenciamento e Cadastro de Apicultores (PNGEO). A parceria com a CBA possibilitará que Mato Grosso do Sul tenha acesso às capacitações e programas de geotecnologias aplicadas à apicultura, contribuindo para o desenvolvimento e organização da atividade no Estado. “A utilização de metodologias padronizadas na coleta de informações é de fundamental importância para que se possam unificar futuramente os bancos de dados apícolas entre os Estados do Brasil”, destaca o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão.

       Além dos 25 municípios em que já estão sendo levantadas informações, outros 53 municípios do Estado terão informações coletadas sobre a atividade apícola. O trabalho de coleta de informações é realizado pela Agraer e vai ao encontro das ações desenvolvidas pela agência, uma vez que 90% dos apicultores de Mato Grosso do Sul são agricultores familiares.

       A assinatura do TCT entre a Agraer e a CBA acontece a partir das 10 horas na sede da Agraer, localizada no Parque dos Poderes, bloco 12.

       O evento contará com a participação do diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão; do presidente da CBA, José Gomercindo Corrêa da Cunha, além de representantes de associações estaduais de apicultores e integrantes da Câmara Setorial de Apicultura.

Conteúdos relacionados