O primeiro Olho Vivo instalado em semáforo de Campo Grande começou a funcionar nessa quarta (04). O aparelho já está em operação em frente ao novo Terminal Rodoviário da Capital. Registra a velocidade do veículo e gera imagens, possibilitando a apuração de infrações como avanços de sinal vermelho e excesso de velocidade.

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) fez a apresentação oficial do funcionamento do Olho Vivo em entrevista coletiva à imprensa nesta manhã. “Este é o primeiro dos quatro aparelhos que vamos instalar em Campo Grande em razão do grande número de acidentes registrados em semáforos por conta de altos índices de desrespeito ao sinal vermelho. A tecnologia do Olho Vivo melhorou muito, com visualização da imagens e aferição pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial)”, diz o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade.

Apesar de estar operando normalmente, durante o primeiro mês de funcionamento do Olho Vivo não serão aplicadas multas, com o aparelho atuando apenas como campanha de conscientização. Os motoristas ultrapassarem a velocidade permitida (50 km/h) ou desrespeitarem a sinalização semafórica vão receber uma notificação em casa, contendo um formulário e informações sobre a nova fiscalização.

O local também está sinalizado com faixas informando sobre a instalação do aparelho. “O Olho Vivo vai registrar infrações das 6 horas às 20 horas, porém funcionará 24 horas por dia marcando excesso de velocidade e avanços ao sinal vermelho”, detalha Rudel.

Cada Olho Vivo custa R$ 2.800 e será instalado pela EIT (Empresa Industrial Técnica). Os próximos aparelhos com previsão de instalação serão afixados em frente ao Shopping Campo Grande, na Avenida Afonso Pena; nos dois sentidos do cruzamento das ruas Mato Grosso com Bahia e na Rua Joaquim Murtinho em frente ao CCI Vovó Ziza (Centro de Convivência do Idoso) e à Escola Estadual Hércules Maymone. Estes novos Olhos Vivos serão ativados um a um, respeitando um mês para campanha de conscientização.