Agepen comemora “Dia do Psicólogo” nesta quarta-feira

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen) promove hoje (25), a partir das 8h, uma comemoração antecipada ao “Dia do Psicólogo”, celebrado nacionalmente todo dia 27 de agosto. O evento é promovido pela Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio da Divisão de Promoção Social, em homenagem aos 34 […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen) promove hoje (25), a partir das 8h, uma comemoração antecipada ao “Dia do Psicólogo”, celebrado nacionalmente todo dia 27 de agosto.

O evento é promovido pela Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio da Divisão de Promoção Social, em homenagem aos 34 psicólogos que compõem o quadro funcional da Agepen, atuando em ações de caráter técnico e científico, voltadas à reintegração social da pessoa presa, e em trabalhos voltados à assistência penitenciária.

De acordo com a supervisora da Divisão de Promoção Social, Ângela Maria dos Santos Moreira, “a comemoração tem como finalidade enaltecer esses profissionais que atuam dentro do sistema prisional e contribuem na reinserção social dos encarcerados”.

Conforme a programação está prevista a palestra com a pedagoga e psicopedagoga Artemiza Lima Coelho, sobre o tema “Humanizar”. O evento também conta com a participação do representante do Conselho Regional de Psicologia 14º Região MS/MT, Conselheiro Carlos Afonso Marcondes Medeiros.

Para finalizar, haverá homenagens aos psicólogos, retratando a valorização que o profissional de psicologia adquiriu ao longo do tempo dentro do sistema prisional.

O evento de comemoração é aberto aos psicólogos, assistentes sociais e servidores da Agepen em geral, sendo realizado na Escola Penitenciária – Espen.

Enciclopédia

Em 27 de agosto de 1964, a profissão foi regulamentada através da Lei 4.119/64. Por este motivo, no Brasil, nessa data se comemora “O Dia do Psicólogo”.

Apesar de muitos filósofos e pensadores terem se ocupado da mente humana em seus estudos, foi apenas no século XVI que apareceu pela primeira vez o termo psicologia, quando o humanista croata Marco Marulik publicou “A psicologia do pensamento humano”.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)