Das 22h de ontem até as 8h de hoje foram registrados 24 cancelamentos de pousos e decolagens. Algumas pessoas preferem aguadar no saguão uma recolocação de voo.

Os cancelamentos dos pousos e decolagens no Aeroporto Internacional de Campo Grande diminuíram desde a quinta-feira (15 de julho), quando aconteceu o primeiro cancelamento devido ao teto muito baixo. O saguão chegou a abrigar aproximadamente 400 pessoas, inclusive algumas dormiram no chão na espera por recolocação em outros voos. A forte neblina sobre Campo Grande começa a diminuir o que possibilita operar o tráfego aéreo por instrumentos.

O Superintende Autemar Lopes da Silva trabalha ha 16 anos no aeroporto – que foi inaugurado em 1975. Esta foi a primeira vez que ele diz ter visto um episódio de cancelamentos como este. “Em outros momentos ele (aeroporto) fechou, mas não chegou a um dia, sequer”, disse.

Na manhã de hoje, o aeroporto amanheceu pelo quarto dia fechado, mas a partir das 8h21 foram liberados os pousos e decolagens, por meio de instrumento. Desde as 22h de domingo foram registrados 24 cancelamentos, entre pousos e decolagens

Devido ao cancelamento de voos, os hotéis estão com capacidade quase esgotada. Para evitar a espera desconfortante no saguão, muitos passageiros que esperam para embarcar acabam ligando dos próprios hotéis para saber como está a situação do aeroporto. Outras preferem aguardar no saguão na expectativa de serem recolocados em outros voos. Renato dos Santos, que faz parte de um grupo de três missionários de uma igreja evangélica, aguarda desde as 3h de hoje para embarcar com destino a Guarulhos.

Outras pessoas que estão na mesma situação de Renato são Juvaní Oliveira, de Dourados, Marcos Vargas, de Campo Grande e Wellinton Timóteo, de Nova Andradina. Os três trabalham na assistência técnica da montadora Fiat. Eles tinham um voo marcado às 7h, com destino a Belém, onde pretendem participar de um evento amanhã, às 8h, porém esse voo também foi cancelado. A esperança é uma recolocação as 11h50.

Temperaturas começam elevar 

O meteorologista Nathálio Abrão afirma que as baixas temperaturas continuam, porém se ocorrem aberturas de hoje, os termômetros podem registrar 19º. Neste momento faz 10º. “O frio vai continuar nas manhãs e noites, mesmo com aberturas de sol”, diz.

Ainda de acordo com o meteorologista, na quarta-feira a temperatura começa a subir gradativamente e uma massa de ar instalada na região sul do País deve chegar ao Estado na quinta-feira, mas fica confinada nos municípios da região sul de MS.