Ação social realizou mais de 19 mil atendimentos em Corumbá

O Projeto Cidadania Ativa superou as expectativas em Corumbá e realizou mais de 19 mil atendimentos durante sábado (28), na praça do bairro Nova Corumbá. Realizado pelo Sesi com apoio de 43 parceiros, a ação atraiu mais de 7,5 mil moradores dos bairros da parte alta da cidade. A meta seria realizar 12,4 mil atendimentos, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Projeto Cidadania Ativa superou as expectativas em Corumbá e realizou mais de 19 mil atendimentos durante sábado (28), na praça do bairro Nova Corumbá. Realizado pelo Sesi com apoio de 43 parceiros, a ação atraiu mais de 7,5 mil moradores dos bairros da parte alta da cidade. A meta seria realizar 12,4 mil atendimentos, o que foi ultrapassado em mais de 50%.

Os atendimentos promovidos na área da cidadania totalizaram 2.859, que compreende os serviços de emissão de carteira de trabalho, 1ª via da carteira de identidade e CPF, carteira de trabalho, cursos de capacitação e orientações jurídicas. No setor da saúde, que mobilizou profissionais de diversas áreas para atenderem a população com testes de glicemia capilar, exame preventivo, vacinação, aulas de escovação dentária, circuito saúde, aferição de IMC (Índice de Massa Corpórea) e somou 3.821, a maior procura dentro dos serviços disponibilizados durante este sábado.

Na área de educação foram 1074 atendimentos com apresentação de kits educacionais, demonstrações na área química, policiamento comunitário, educação no trânsito, equoterapia, palestras institucionais com vídeos e mídia sobre o Exército e Marinha, oficina de libras (língua de sinais). No lazer e esporte foram cerca de 10 mil. Os outros serviços totalizaram 1507.

Para a gerente do Sesi de Corumbá, Rosilene Izidre dos Santos Mosciaro, o balanço é positivo e animador. “O evento foi muito bom, excelente. Conseguimos transformar o espaço cedido pela Prefeitura de Corumbá em um grande complexo, atendendo todas as atividades que disponibilizamos. É um ganho para o setor industrial que consegue realizar projetos para a área social”, avaliou.

A dona de casa Mirenia da Silva Bruno não tem problemas arteriais, mas foi aferir a pressão e também fazer o teste de glicemia capilar. “É bom fazer estes exames sempre, vai que aparece alguma coisa”, indagou. Mirenia também aproveitou o sábado para levar os filhos para brincarem nas gincanas promovidas durante a edição do projeto na Cidade Branca.

Para a pequena Samara Neuza Arruda Pessoa, de 11 anos, o dia foi de muita diversão. “Brinquei no pula-pula, cabo de guerra, fiz desenho de coração no meu rosto, o dia foi muito legal, me diverti bastante. Estou aqui desde cedo e vou ficar até o final”, contou. A dona de casa Valdinete Elias da Silva aproveitou o dia para levar a filha de 17 anos para tirar a 1ª via da carteira de identidade. “Este evento tem que acontecer mais vezes. Todos os meus vizinhos estão aqui para resolver algum problema. Foi tudo muito bem organizado” comentou.

Agora o projeto Cidadania Ativa segue para Sidrolândia, onde será realizado no próximo dia 25 de setembro. O projeto que tem como foco a responsabilidade social é uma das missões do Sesi, segundo superintendente da entidade em MS, Maura Gabínio. “É um esforço da indústria proporcionar momentos de lazer, saúde, educação e cidadania, além de mobilizar a sociedade”, disse, reforçando as parcerias para que o evento pudesse ser realizado no município pantaneiro. “Sem os parceiros não teríamos como realizar esta edição do projeto. Todos estão dispostos a tornar este mundo melhor”, complementou.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)