Ação de combate a endemia será hoje na fronteira com a Bolívia

O projeto Fronteira Brasbol, cuja finalidade é desenvolver ações voltadas à prevenção e combate a doenças, principalmente dengue, raiva e leishmaniose, será realizado hoje (31), a partir das 08h, na sala da Anvisa, no Posto Esdras, e vai até às 15 horas. Os trabalhos serão coordenados pela Secretaria Municipal de Ações Sociais, por meio da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O projeto Fronteira Brasbol, cuja finalidade é desenvolver ações voltadas à prevenção e combate a doenças, principalmente dengue, raiva e leishmaniose, será realizado hoje (31), a partir das 08h, na sala da Anvisa, no Posto Esdras, e vai até às 15 horas.

Os trabalhos serão coordenados pela Secretaria Municipal de Ações Sociais, por meio da Secretaria Executiva de Saúde Pública, e visa melhorar a qualidade de vida da população corumbaense e dos municípios bolivianos da região de fronteira.

A iniciativa será desenvolvida pela Prefeitura de Corumbá e parceiros, por meio de ações educativas, manejo ambiental, vacinação anti-rábica, captura de cães, coleta de sangue para exame de leishmaniose, imunização da população contra febre amarela e outras, e leitura de cartão internacional de vacina contra febre amarela, destinado a moradores da fronteira e turistas.

Também está previsto também um grande mutirão na fronteira, em especial no córrego de Arroyo Concepción, para retirada de depósitos inservíveis que possam servir de abrigo ou local de criação para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue; e de resíduos orgânicos, apropriados para abrigar o mosquito Flebótomo do gênero Leishmania, transmissor da leishmaniose.

A ação faz parte de uma estratégia adotada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Saúde Pública, com apoio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente. São parceiros da ação a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Exercito Brasileiro, Receita Federal , Polícia Federal; Consulado boliviano, Forças Armadas boliviana; técnicos em saúde e diretores da província de German Bush, Unipav, Agesa (Armazéns Gerais Alfandegados), além das empresas Andorinha e Concretão.

(As informações são da Subsecretaria de Comunicação Institucional)

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)