632 mil já se inscreveram em sistema de seleção do Enem

O MEC (Ministério da Educação) registrou, até as 19h desta terça-feira, 632 mil inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em universidades federais que utilizam o Enem no processo seletivo. Os interessados têm até as 23h59 da próxima quarta-feira (3) para se inscrever e concorrer uma das 47,9 mil vagas em 51 […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O MEC (Ministério da Educação) registrou, até as 19h desta terça-feira, 632 mil inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em universidades federais que utilizam o Enem no processo seletivo. Os interessados têm até as 23h59 da próxima quarta-feira (3) para se inscrever e concorrer uma das 47,9 mil vagas em 51 instituições.

O ministério liberou nesta terça-feira as informações de nota de corte, candidato por vaga e total de inscritos nos diferentes cursos oferecidos pelo Sisu. Para consultar os dados, o candidato deve acessar o site do MEC e selecionar o curso, Estado, instituição e campus.

Os alunos inscritos já tinham acesso aos dados, que agora foram liberados inclusive para quem ainda não está inscrito. Com as informações, o estudante poderá ver previamente se tem chance de passar na instituição que quer e eventualmente mudar sua opção.

Ontem, o MEC decidiu que o critério de antecedência nas inscrições não será mais usado em caso de empate no Sisu. De acordo com o MEC, a mudança foi provocada por “problemas no acesso à banda larga, verificados na região Sudeste no domingo”.

A antecedência na inscrição era um dos quesitos de desempate –os outros são redação, linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

O sistema começou a receber inscrições na última sexta, quando uma falha impediu o acesso de muitos estudantes

Inscrições

Para se inscrever, o aluno deve optar por curso, instituição e local onde quer estudar e ainda se quer passar pelo processo seletivo por meio de ações afirmativas ou não. Ele poderá mudar sua escolha ao longo de toda a etapa de inscrição.

O resultado do primeiro período de inscrição sai no dia 5 de fevereiro e, entre os dias 8 e 12, o estudante deverá fazer a sua matrícula na própria instituição de ensino –só a minoria aceita matrículas a distância. As vagas que sobrarem serão oferecidas no dia 15, quando recomeça todo o processo.

Conteúdos relacionados