O 2º Seminário sobre perspectivas do trabalho, desenvolvimento e emprego realizada pela Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) termina hoje (27), com discussões sobre as dimensões nacionais e regionais do trabalho, dilemas e perspectivas do mercado, políticas públicas de trabalho, qualificação profissional e o futuro do emprego no Brasil. O evento acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

Mais informações no site www.funtrab.ms.gov.br .

Programação:

27 de julho (terça-feira) 8h30

Painel 2: MERCADO DE TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EMPREGO E RENDA: DILEMAS E PERSPECTIVAS Desenvolvimento, qualificação profissional e emprego: articulações necessárias • Amilton Moretto (Cesit/Unicamp) Pesquisa e desenvolvimento de Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda: a experiência do Instituto do Desenvolvimento do Trabalho – IDT/CE • Júnior Macambira (Diretor de Estudos e Pesquisas do IDT/CE)

12h às 13h50: Intervalo

14h Palestra de Encerramento: ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO, RELAÇÕES DE TRABALHO E O FUTURO DO EMPREGO NO BRASIL Palestrante: Walter Barelli (Unicamp e Dieese) Os palestrantes Amilton Moretto Economista formado Universidade Estadual de Campinas (1988), Mestre em Economia Social e do Trabalho (2001) e Doutor em Desenvolvimento Econômico (2007) pela Universidade Estadual de Campinas, onde é professor. Como pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit) tem experiência na gestão pública na área de políticas de proteção social e de emprego, participando de projetos de pesquisas nas áreas de políticas de mercado de trabalho, emprego, rotatividade de mão-de-obra, qualificação profissional, inclusão social e temas correlatos.

Júnior Macambira

Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará; é analista de mercado de trabalho do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho – IDT/CE e, atualmente, é diretor de Estudos e Pesquisas da referida Instituição.

Walter Barelli

Economista formado pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Sociologia do Desenvolvimento na USP e Doutor em Economia.

Foi durante 23 anos diretor Técnico do Dieese (1967-190), Ministro do Trabalho (1992-1994) e Secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo – Sert- (1995-2002) e deputado federal entre 2003 e 2007. Júnior Macambira Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará; é analista de mercado de trabalho do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho – IDT/CE e, atualmente, é diretor de Estudos e Pesquisas da referida Instituição.