13 mineiros já foram resgatados no Chile
Os trabalhadores estão soterrados há 69 dias a uma profundidade de 700 metros
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os trabalhadores estão soterrados há 69 dias a uma profundidade de 700 metros
O mineiro Carlos Barrios chegou à superfície por volta das 10h55. Ele é o 13º trabalhador a ser retirado da mina San José, no norte do Chile. Outros 20 mineradores aguardam o resgate a 700 metros de profundidade.
Barrios, de 27 anos, mostrou-se tranquilo ao deixar a cápsula de resgate e foi recebido por um familiar. “Obrigado a todos”, disse o mineiro à equipe de resgate.
O próximo a ser resgatado é Víctor Zamora, de 33 anos. Ele havia descido à mina San José para consertar um veículo. O intervalo médio entre um salvamento e outro é de aproximadamente 45 minutos.
O resgate
A cápsula Phoenix 2 começou às 23h18 desta terça-feira sua descida à mina de San José para iniciar a operação de resgate dos 33 mineiros soterrados há 69 dias, a uma profundidade de 700 metros.
Na cápsula, que já havia feito duas descidas sem tripulantes, foi Manuel González Pavez, da divisão de El Teniente. Ele deve testar o funcionamento do dispositivo de evacuação e, se não houver problemas, preparar de saída do primeiro mineiro — Florencio Ávalos, de 31 anos.
Por volta das 23h35, imagens de televisão mostravam Pavez no refúgios dos mineiros. Ele foi recebido com muita emoção. Antes da descida, o presidente Sebástian Piñera – que acompanha os trabalhos desde o fim da tarde – desejou “boa sorte.”
A operação começou com atraso. As primeiras previsões davam conta de que os trabalhos teriam início às 18h, mas diversos testes na cápsula adiaram a descida. As autoridades estimam que cada salvamento leve em média 55 minutos. O presidente espera que todos os mineiros sejam retirados entre “24 e 48 horas.”
(matéria atualizada às 8h20 da terça-feira)
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.