13 mineiros já foram resgatados no Chile

Os trabalhadores estão soterrados há 69 dias a uma profundidade de 700 metros

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os trabalhadores estão soterrados há 69 dias a uma profundidade de 700 metros

O mineiro Carlos Barrios chegou à superfície por volta das 10h55. Ele é o 13º trabalhador a ser retirado da mina San José, no norte do Chile. Outros 20 mineradores aguardam o resgate a 700 metros de profundidade.

Barrios, de 27 anos, mostrou-se tranquilo ao deixar a cápsula de resgate e foi recebido por um familiar. “Obrigado a todos”, disse o mineiro à equipe de resgate.

O próximo a ser resgatado é Víctor Zamora, de 33 anos. Ele havia descido à mina San José para consertar um veículo. O intervalo médio entre um salvamento e outro é de aproximadamente 45 minutos.

O resgate

A cápsula Phoenix 2 começou às 23h18 desta terça-feira sua descida à mina de San José para iniciar a operação de resgate dos 33 mineiros soterrados há 69 dias, a uma profundidade de 700 metros.

Na cápsula, que já havia feito duas descidas sem tripulantes, foi Manuel González Pavez, da divisão de El Teniente. Ele deve testar o funcionamento do dispositivo de evacuação e, se não houver problemas, preparar de saída do primeiro mineiro — Florencio Ávalos, de 31 anos.

Por volta das 23h35, imagens de televisão mostravam Pavez no refúgios dos mineiros. Ele foi recebido com muita emoção. Antes da descida, o presidente Sebástian Piñera – que acompanha os trabalhos desde o fim da tarde – desejou “boa sorte.”

A operação começou com atraso. As primeiras previsões davam conta de que os trabalhos teriam início às 18h, mas diversos testes na cápsula adiaram a descida. As autoridades estimam que cada salvamento leve em média 55 minutos. O presidente espera que todos os mineiros sejam retirados entre “24 e 48 horas.”

 

(matéria atualizada às 8h20 da terça-feira)

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados