O governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, tentará na Semana do Meio Ambiente a liberação de licença ambiental para implantação de 32 quilômetros de dutos, que levarão gás boliano até a termelétrica da Duke Energy (88MW), em Corumbá. A obra do ramal custará R$ 17 milhões. O dinheiro foi emprestado pela Petrobrás à Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul.

Segundo a assessoria do governo, na próxima quarta-feira, Dia do Meio Ambiente, Zeca do PT terá um encontro com o ministro de Meio Ambiente, José Carlos de Carvalho, quando pedirá pressa na liberação da licença. Sem os dutos para receber o gás boliviano, a termelétrica, cuja implantação deve terminar em dezembro, não pode funcionar.

Irritado com a demora na licença, que deve ser emitida pelo Ibama, o governadou a atribui a situação “a uma manobra política do PMDB e do PSDB”. O governador mostrou-se indignado com a posição do Ibama de somente autorizar a construção do ramal, após a retirada das 470 famílias que ocupam a área do distrito industrial de Corumbá, onde será implantada a termelétrica.