Geral

Turim será cidade-gêmea de Campo Grande

Campo Grande amplia os seus laços de relacionamento internacional tornando-se cidade-gêmea de Turim – capital da província italiana do Piemonte. Protocolo de intenções neste sentido será assinado entre o prefeito André Puccinelli e o prefeito de Turim, Sérgio Chiamparino, numa teleconferência que será realizada na próxima quinta-feira, dia 29, às 9 horas, no auditório da […]

Arquivo Publicado em 01/01/2000, às 12h00

None

Campo Grande amplia os seus laços de relacionamento internacional tornando-se cidade-gêmea de Turim – capital da província italiana do Piemonte. Protocolo de intenções neste sentido será assinado entre o prefeito André Puccinelli e o prefeito de Turim, Sérgio Chiamparino, numa teleconferência que será realizada na próxima quinta-feira, dia 29, às 9 horas, no auditório da Telems Brasil Telecom. O vice-prefeito de Turim, Marco Galigaro, e o reitor da Universidade de Turim estarão na capital participando da assinatura do protocolo de intenções.

O projeto Cidade-Gêmeas é amparado por normas internacionais e, na prática, possibilita um relacionamento mais estreito entre os municípios, permitindo troca de tecnologia e experiência e a cooperação econômica, financeira e tecnológica. Pelas regras internacionais para levar adiante a parceria é preciso que as cidades tenham algo em comum.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Henrique dos Santos Pereira, no caso de Campo Grande, a integração com Turim teve início desde a implantação do Hospital São Julião, que mantém há vários anos intercâmbio com a Faculdade de Medicina de Turim, através da realização de estágios de acadêmicos e médicos italianos no Hospital.

Com a assinatura do protocolo, Turim se torna a segunda cidade-gêmea de Campo Grande, dentro do programa que tem o aval da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o prefeito André Puccinelli, a importância deste ato para Campo Grande é a implementação das bases para um intercâmbio econômico e cultural com a região do Piemonte, um dos principais centros industrias da Europa.

No triângulo Milão-Turim-Gênova, por exemplo, está o pólo industrial mais importante e produtivo da Itália, onde Turim é o principal centro da indústria automobilística. A indústria de máquinas elétricas também é importante no triângulo e o potencial regional atraiu ainda indústrias de bicicletas, motocicletas e eletrodomésticos.

Na região do Piemonte existem seis províncias: Turim, Cuneo, Novara, Alessandria, Vercelli e Asti. A capital Turim tem cerca de 2,4 milhões de habitantes e é sede mundial da montadora de automóveis Fiat. A cidade é cercada pela cadeia dos Alpes, ao longo de 550 quilômetros, e cortada por quatro rios, entre os quais o Po, o maior rio da Itália.

Jornal Midiamax