O presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou na noite de ontem, em rede nacional de rádio e TV, que a partir dessa semana o governo começa a creditar a correção do saldo do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) relativo aos planos Verão e Collor I.

Serão ressarcidos os trabalhadores que tem até mil reais para receber do fundo. FHC afirmou que mais de 35 milhões de trabalhadores serão beneficiados com a reposição integral das perdas de até mil reais. “Isso corresponde a 90% dos que têm algo a receber”, declarou o presidente.

O pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal (CEF) em conta vinculada em nome do trabalhador. A decisão é válida para todos os trabalhadores que optaram pelo pagamento parcelado proposto pelo Governo Federal. As contas serão abertas automaticamente pela CEF, sem ônus para o cliente. Dados do governo indicam que serão 48 milhões de contas, num total de R$ 8,83 bilhões.

Para a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, o pagamento do FGTS deve beneficiar o comércio local. Os comerciantes acreditam que não só o pagamento do FGTS, como a restituição do Imposto de Renda e a questão da Copa, devem aquecer as vendas em Campo Grande no segundo semestre.