Tese de mestrado pode reduzir uso de pesticidas em algodoeiros

O Engenheiro Agrônomo Justino Sidrônio Franco Ribeiro, aluno do Programa de Mestrado em Agronomia da UFMS de Dourados, vai defender amanhã a dissertação “Resitência do algodoeiro ao ataque de pragas e doenças”. Os resultados do estudo vão permitir reduções significativas do uso de pesticidas na lavoura do algodão. O desenvolvimento de escalas de notas para […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Engenheiro Agrônomo Justino Sidrônio Franco Ribeiro, aluno do Programa de Mestrado em Agronomia da UFMS de Dourados, vai defender amanhã a dissertação “Resitência do algodoeiro ao ataque de pragas e doenças”. Os resultados do estudo vão permitir reduções significativas do uso de pesticidas na lavoura do algodão.

O desenvolvimento de escalas de notas para avaliar as doenças ajuda a identificar o melhor momento para se fazer o controle, evitando abusos e tratamentos químicos desnecessários.

No trabalho, além do estudo do comportamento das variedades genéticas de algodoeiro mais cultivadas no Brasil frente ao ataque das principais pragas e doenças, foram desenvolvidas escalas para avaliação da incidência e severidade das doenças foliares no campo.

Para o professor Paulo Degrande, orientador de Justino, a pesquisa traz uma contribuição importante para os avanços do manejo integrado em todo o Brasil.

Conteúdos relacionados