O presidente Fernando Henrique Cardoso viajará para Montevidéu, na terça-feira, para fazer uma visita oficial de dois dias ao Uruguai. Nos encontros que manterá com o presidente Jorge Battle, Fernando Henrique fará uma avaliação das dificuldades vividas pelo Mercosul e das alternativas viáveis para a superação delas, inclusive no contexto internacional.

As relações comerciais entre o Brasil e o Uruguai tiveram seu melhor momento em 1998, quando o volume de negócios nos dois sentidos atingiu a casa dos US$ 2 bilhões. A partir de 1999, devido a desvalorização do Real em conseqüência da flutuação do câmbio, o comércio bilateral começou a declinar, ficando reduzido este ano a 40%, volume equivalente a pouco mais de US$ 1 bilhão. O Brasil importa essencialmente produtos agropecuários e exporta basicamente produtos manufaturados.

Para o embaixador brasileiro no Uruguai, Thompson Flores, o Brasil deve ter papel preponderante na recuperação econômica de seus parceiros do Mercosul, e o primeiro passo para isso é manter as fronteiras abertas para seus vizinhos, mesmo que isso resulte em déficit comercial para o país. “Na minha visão, daqui, o que o Brasil pode fazer para ajudar tanto a Argentina como o Uruguai e o Paraguai, é manter a fronteira brasileira aberta para a importação de produtos desses países. Se isso resultar num déficit comercial, que tenha o déficit comercial”, afirmou.